Terremoto no Chile pode ter afetado o eixo terrestre

Essa notícia eu vi há uns 15 dias no site da Nasa. Um grupo de cienstistas do JPL (Jet Propulsion Laboratory), na California, acredita que o forte terremoto que atingiu o Chile em fevereiro pode ter afetado o eixo de rotação da Terra.

A Terra, como se sabe, não é esférica. Além disso, ela não tem uma distribuição de massa totalmente homogênea. Há regiões com mais água, outras com mais parte seca, ou com diferentes tipos (e portanto, diferentes densidades) de rochas. Essa distribuição de massa, juntamente com forças de marés, correntes marítimas e ventos, normalmente alteram o eixo terrestre a uma taxa de alguns centímetros ao ano. O sismo chileno foi tão forte, que pode ter causado, em questão de minutos, uma alteração equivalente a de um ano inteiro.

Segundo o pessoal que se dispôs a verificar isso, um dos maiores problemas “práticos” está relacionado as sondas espaciais. As antenas que recebem seus sinais e medem suas posições estão baseadas na Terra. Se a base for deslocada, todos os dados podem chegar distorcidos.

Para ler a notícia toda, clique aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s