Imaginários – Volume 1

Adquiri recentemente os dois primeiros volumes da coleção Imaginários (Editora Draco, 2009), uma seleção de contos de ficção científica, terror e fantasia organizada por Tibor Moricz, Eric Novello e Saint-Clair Stockler.

Gostei muito da qualidade dos livros (apesar das letrinhas pequenas!). O preço também foi bom. Comprei os livros no lançamento da coletânea Poe 200 anos, os dois volumes por 25 reais!

Um dia desses peguei o volume 1 para ler, e quase numa “sentada” só, dei conta das cento e poucas páginas que compõem o livro. Quanto a qualidade dos textos, não posso dizer que fiquei supreso, porque há tempos tenho aprendido que tem muita gente boa escrevendo por aí, mas o que posso dizer é que fiquei muito satisfeito. A seleção me parece ter sido muito criteriosa. Os contos são todos de altíssimo nível, e acredito que cumprem bem o papel que a coletânea se propõe: ser “um sopro de frescor no panorama da literatura fantástica nacional”. Outra coisa que me chamou a atenção foi a “homogeneidade” dos contos. Não senti muitos saltos de qualidade durante a leitura. E não teve nenhum conto que eu pensei: “ah, acaba logo…”. Sem dúvida, mérito dos organizadores.

Já li também o primeiro conto do Volume 2, mas não tive tempo de continuar a leitura.

Por enquanto, aí vai uma pincelada rápida sobre cada um dos contos do Volume 1:

Coleira do Amor (Gerson Lodi-Ribeiro): o conto é ficção científica pura, mas ao mesmo tempo é uma bela história de amor. Mostra as loucuras que um homem pode fazer por amor. Um homem perde sua esposa em circunstâncias totalmente inesperadas e acaba ficando louco. Na sequência, suas ações afim de reaver a mulher amada acabam tendo consequências drásticas.

Eu, a Sogra (Giulia Moon): uma deliciosa história de bruxaria. Cômica e satírica, também mostra algumas “loucuras” que se faz por amor. O conto é narrado em primeira pessoa e a personalidade da sogra é muito bem montada pela autora. “A sogra” recebe a visita inesperada do filho que retorna do Japão trazendo a esposa a tiracolo. A mocinha é meio esquisita, mas, da maneira mais absurda possível, acaba vencendo a antipatia inicial da sogra.

Veio… novamente (Jorge Luiz Calife): uma história sobre alienígenas muito bem elaborada. Uma família, durante um final de semana no deserto de Mojave, observa a queda de um OVNI. A mãe e a filha estão sozinhas em casa, enquanto o pai está voltando do trabalho. Até aí, tudo parecia uma história sobre OVNIs qualquer. Mas tudo muda quando o pai aparece repentinamente em casa, agindo de modo muito estranho.

A Encruzilhada (Ana Lúcia Merege): uma história de fantasia bem agradável de ser lida. Sem dúvida um conto que qualquer fã de RPG vai adorar. Um mago visita uma fazenda, em cuja propriedade há uma fonte de água que, se alega, tem poderes mágicos. Ao conhecer melhor a família, ele percebe que um de seus membros está prestes a tomar uma decisão importante, que vai definir todo o seu futuro.

Por Toda A Eternidade (Carlos Orsi): um conto curto e com final surpreendente. Um caso secreto de amor que acontece dentro de uma nave espacial próxima a um buraco negro acaba tendo um desfecho inesperado. Muito interessante a teoria sobre buracos negros que é apresentada no conto.

Twist In My Sobriety (Flávio Medeiros): uma história sobre Ets que começa bem despretenciosa e acaba nos envolvendo completamente. Em determinados momentos, me fez lembrar do filme Distrito 9; em outros, do clássico O Fim da Infância, de Arthur C. Clarke. O final é intrigante.

Um Toque Do Real: Óleo Sobre Tela (Roberto de Sousa Causo): provavelmente o conto que mais gostei na coletânea. Um artista, desanimado com a vida e com um relacionamento amoroso sem futuro, acaba tendo um sonho no qual enxerga a vida de modo completamente novo. Uma bela viagem do Causo.

Alma (Osíris Reis): conto muito interessante mostrando o amor de uma mãe pela filha e sua luta desesperada para recuperá-la, após a garota ter sumido repentinamente. Tudo ambientado num mundo diferente, por seres diferentes. Uma boa mistura de FC com fantasia.

Contigência, ou Tô Pouco Ligando (Martha Argel): um conto cheio de referências políticas e ecológicas que foi muito bem escrito. Uma leitura agradável, em certos momentos até cômica, que brinca com a possibilidade de diferentes realidades, dependendo de nossas ações. Vale muito a leitura, mas se eu falar mais alguma coisa, perde totalmente a graça.

Tensão Superficial (Davi M. Gonzales): um jovem passa por uma aventura misteriosa dentro de um prédio abandonado. Uma história simples, mas bem eficiente. Em determinados momentos, senti que estava assistindo a um episódio de Além da Imaginação.

Planeta Incorruptível (Richard Diegues): uma espécie de FC religiosa, usando muitas referências bíblicas, extraídas do livro do Apocalipse. Uma raça de extraterrestres invade a Terra, mas passa a enfrentar problemas com algumas relíquias e santos da Igreja Católica. Gostei bastante.

Sobre o livro no todo, volto a dizer que é muito bom, vale mesmo a leitura. Parabéns aos autores e aos organizadores!

5 respostas para Imaginários – Volume 1

  1. Roberto de Sousa Causo disse:

    Agradeço muito pela parte que me toca, Daniel. Foi ótima para mim a oportunidade de publicar “Um Toque do Real: Óleo sobre Tela”, e eu preciso agradecer à trinca de editores por tê-la aceito. Salvo engano ou algum tropeço futuro, a érie de antologias originais iniciada com “Imaginários” 1 e 2 continuará com pelo menos um terceiro volume, organizado por Erick Santos, o editor da Draco.

  2. Obrigada pela análise, Daniel. Se você gostou do conto, vai gostar de saber que a história de Kieran continua, no segundo semestre deste ano, no romance “O Castelo das Águias”, também pela Editora Draco.
    Abraços!

  3. […] Na verdade, essa é uma versão um pouco mais crua do conto de mesmo nome apresentado na coletânea Imaginários 1 . Passado num futuro não muito distante, esse conto lida com um amor sem fim e sem limites, e […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s