A Casa de Um Homem (de novo!)

Bom, quem tem acompanhado meu blog viu o que eu comentei aqui sobre o “desafio” que recebi do autor do conto A Casa de Um Homem, depois que fiz uma resenha do livro Imaginários – Volume 2.

O fato é que na semana passada eu reli o dito conto. Com mais atenção, tentando pegar cada frase escondidinha que o autor colocou lá. Frase escondidinha? Ah, claro que as frases não estão literalmente escondidas, mas às vezes tem alguma coisinha meio jogada ali no meio do texto que se você não estiver ligado… já era. Acaba fazendo uma resenha mal feita igual a que eu fiz…:)

Vamos lá então… Depois de reler o conto, cheguei a uma conclusão: A Casa de Um Homem é um conto muito bom. Muito bom mesmo. Um dos melhores da coletânea. Reforço meu pedido de desculpas ao autor!

Basicamente, é a história de um homem que sai em busca de sua casa que lhe foi roubada. Vale mencionar que a ação se passa num mundo onde as “casas volantes” são comuns. Fora isso, os elementos que eu mostrei na outra resenha estão lá: futuro sombrio, regiões controladas por regimes nazistas, NY destruída, ambiente de caos total.

Alguns outros elementos passaram batidos por mim: o personagem é mais cruel do que eu imaginava e os motivos que o levaram a buscar sua casa tão obstinadamente são, no mínimo, bizarros. A princípio, eu tinha entendido o conto mais como uma história alternativa do que como FC. A verdade é que a FC está lá, presente e marcante. Levemente escondida, mas está lá. O conto trata de regeneração, implantes que aumentam a força e a resistência, além do já mencionado futuro apocalíptico.

Ah, parte do desafio era entender o motivo de uma busca tão desesperada pela casa desaparecida. Eu entendi, mas não vou contar aqui. Como eu disse anteriormente, não vou dar todas as respostas, mas recomendo fortemente que leiam o conto. E só para dar uma dica, cito aqui uma frase do conto que NÃO deve ser entendida literalmente, e acho que contém a chave: “…a família nutre o homem.”

O conto está disponível online também. Acho que é possível entrar através do blog do Luiz Filipe ou seguindo um link que aparece aqui.

Boa leitura a todos!

2 respostas para A Casa de Um Homem (de novo!)

  1. LFS disse:

    Obrigado, Daniel.

    A família nutre o homem, efectivamente😉

    Abraços
    LFS

  2. […] Um outro momento interessante nesse ano foi um pequeno debate virtual com o escritor português Luiz Filipe Silva. Ele é autor do excelente conto A Casa de um Homem, publicado no livro Imaginários 2 (Editora Draco). O resultado do debate resultou numa melhor compreensão por minha parte do conto, que eu comentei aqui. […]

Deixe uma resposta

