Lançamentos nos últimos dias

Gostaria de colocar uma nota rápida sobre dois lançamentos a que tive oportunidade de estar presente nos últimos dias: Selva Brasil de Roberto de Sousa Causo e Paraíso Líquido de Luiz Bras.

O lançamento de Selva Brasil foi na Livraria da Vila, um lugar super gostoso com uma sala pequena (mas aconchegante) para o bate-papo que aconteceu logo depois da sessão de autógrafos.

O tema central do bate-papo foi a história alternativa, ramo da FC que lida com o “o que aconteceria se…”, em geral mudando fatos históricos marcantes. Um exemplo clássico disso: o que aconteceria se os aliados tivessem perdido a Segunda Guerra. Acho que deu para entender, né?

O bate-papo foi muito agradável, com o Causo sendo entrevistado pelo jornalista e escritor Nelson de Oliveira. Eu só conhecia o Causo por email, e devo dizer que ele foi extremamente simpático e atencioso. Fora que ele entende muito de FC. Em cerca de uma hora de bate-papo, aprendi muito e até descobri alguns nomes de livros, contos e autores para procurar no futuro. Lá, tive a oportunidade de também conhecer pessoalmente o editor da Draco, Erick Santos, e os escritores Daniel Fresnot e Marcello Simão Branco. Este último edita anualmente (junto com Cesar Silva) o Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica, leitura mais que obrigatória para os fãs do gênero.

Selva Brasil conta o que aconteceria se os planos do Presidente Jânio Quadros de invadir as Guianas tivessem sido levados a efeito. Eu sou fã do trabalho do Causo, já li vários textos dele e nunca me decepcionei. Infelizmente, só consegui ler umas 5 ou 6 páginas deste, mas me parece muito interessante.

Ontem à noite tive outra experiência agradável, ao comparecer ao lançamento do livro Paraíso Líquido, de Luiz Bras. O livro reúne 13 contos de ficção científica. O lançamento foi na Academia Internacional de Cinema, um espaço bem legal na região central de São Paulo. Uma iniciativa muito interessante do autor: todos os que compareceram ao lançamento ganharam um exemplar do livro. Sim, eu disse ganharam, não compraram. Muito bacana mesmo. A fila para os autógrafos estava longa e demorada, mas o Luiz foi extremamente atencioso, tirando fotos e conversando com todos os que tiveram paciência para esperar. Eu tinha algumas perguntas sobre outros projetos dele e todas foram prontamente respondidas. Foi realmente muito legal. Eu dei uma folheada rápida pelo livro e bem interessado.

Volto com mais notícias sobre os dois livros assim que terminar as respectivas leituras.

Uma resposta para Lançamentos nos últimos dias

  1. Roberto de Sousa Causo disse:

    Agradeço pela parte que me toca, Daniel. Foi ótimo te conhecer pessoalmente, e ver você no lançamento do livro de Luiz Bras/Nelson de Oliveira. Quanto a te reconhecer, eu tenho por hábito memorizar nome e fisionomia de quem diz que é meu fã.🙂 Espero te ver em muitos outros eventos.

Deixe uma resposta

