Berkut

The Berkut, lançado em 1987 por Joseph Heywood, é um livro muito legal que alguns julgariam como História Alternativa. Recentemente, eu vim a saber que na verdade, esse  é um livro de História Secreta.

OK, a princípio parece que as duas coisas não tem nada em comum, mas eu explico: História Alternativa é quando em determinado ponto da história há uma divergência e algum evento-chave tem um desfecho diferente do que o real, alterando todo o futuro. História Secreta é quando em determinado ponto da história há uma mudança que faz com que algum evento não aconteça como acreditamos ter acontecido, só que isso permanece em segredo e não muda em nada o que acontece depois.

Claro que eu lembrei desse livro (que eu li em 1994) influenciado pela leitura de Selva Brasil que eu mencionei alguns posts atrás.

Bom, de volta ao livro… Nesse caso, a História Secreta é que Hitler não teria cometido suicídio no final da Segunda Guerra Mundial, mas teria escapado, deixando um sósia para morrer em seu lugar.

Joseph Stalin, líder da Rússia, acaba desconfiando da fuga de Hitler e manda uma equipe de espionagem atrás dele. O espião escolhido é conhecido como Berkut, “águia dourada” em russo, e faz de tudo para levar Hitler preso para a Rússia. Bom, o ódio todo de Stalin por Hitler é por causa da traição sofrida por aquele no começo da guerra.

O livro é um prato cheio para quem gosta de espionagem. É daquelas leituras fáceis, nas quais as páginas vão passando rapidinho. Infelizmente acho que deve ser meio difícil encontrar esse livro hoje em dia. Até na Amazon eu procurei e eles não tem em estoque.

Já que vai ser difícil mesmo de encontrar, alguém quer saber como termina? Continue lendo lá embaixo então…

/

/

/

/

/

/

OK, se você chegou aqui é porque quer saber o final do livro, né? Se não quiser saber o final e quiser usar o meu post como desculpa para vasculhar alguns sebos, não tem problema, não me sinto ofendido…;)

Bem, depois de muita procura, muita dissimulação e muita espionagem, Hitler acaba sendo localizado e enviado para a Rússia. O problema é que Stalin não era bonzinho. Ele foi traído por Hitler, mas isso não faz dele um cara bonzinho! Stalin manda prender Hitler numa gaiola bem pequena, na qual ele não consegue ficar em pé. Hitler passa então a ser torturado constantemente e nem consegue se alimentar direito. Ele vive no meio da sujeira, sem nunca poder sair da gaiola. Devido à má alimentação e sujeira, ele perde suas pernas e braços por gangrena. Passa a viver como um animal, sem nem conseguir falar direito mais. Quando Stalin já está em seu leito de morte, ele se sente realizado e vingado, sabendo que Hitler passou vários anos sofrendo. Pouco antes de morrer, Stalin dá o ok e Hitler é então executado.

Bem forte o final…hehe… mas o livro é legal. Se aconteceu? Não sei, mas é uma História Secreta bem criativa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s