Férias no planetário de São Paulo

Pessoal, recebi por email esse comunicado sobre cursos de férias no Planetário de São Paulo. Achei legal postar aqui para todo mundo ter acesso. Eu conheço um dos professores, o Tasso Napoleão, um cara super apaixonado por astronomia que está sempre envolvido na divulgação científica. Vale a pena dar uma conferida.

MINI-CURSOS DE FÉRIAS DE JULHO DE 2010

Para as férias de julho de 2010 a Escola Municipal de Astrofísica e o Planetário Prof. Aristóteles Orsini (Planetário de São Paulo) oferecem os cursos Planetas Extra-solares, Evolução Estelar e Introdução Básica a Astronomia. A inscrição pode ser feita pessoalmente de 28 de junho a 08 de julho das 14h às 20h ou via e-mail pelo svmaescoladeastrofisica@prefeitura.sp.gov.br de 28 de junho a 11 de julho. Mais informações pelo site http://www.prefeitura.sp.gov.br/astronomia ou pelo telefone11 5575-5425.

O mini-curso PLANETAS EXTRA-SOLARES visa prover uma visão geral da pesquisa atual sobre os exoplanetas ou planetas extra-solares. O curso EVOLUÇÃO ESTELAR tem como objetivo prover uma visão geral das diversas etapas do ciclo de vida das estrelas. E, o curso INTRODUÇÃO BÁSICA A ASTRONOMIA irá apresentar os conceitos básicos de Astronomia referente a Sistema Solar, Sistema Terra-Lua e Universo, além de atividades práticas que envolvem observações de constelações e utilizando telescópios.

Informações detalhadas dos mini-cursos:

PLANETAS EXTRA-SOLARES

Professor: Tasso Napoleão

Local: Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini.

Data: 17 de julho de 2010.

Horário: sábado das 15h às 19h.

Quantidade horas/aula: 4 horas.

Requisito: No mínimo Ensino Fundamental completo.

Número total de vagas: 80 (oitenta).

Taxa: evento gratuito.

Objetivos: Prover uma visão geral da pesquisa atual sobre os exoplanetas ou planetas extra-solares.

Tópicos: 1. Breve cronologia dos descobrimentos em nosso Sistema Solar; 2. Ampliando os horizontes: a busca por planetas extrasolares; 3. Situação atual: o que sabemos hoje sobre exoplanetas?; 4. O futuro (breve) e as novas descobertas que virão; 5. Exoplanetas e as possibilidades de vida no Universo.

EVOLUÇÃO ESTELAR

Professor: Tasso Napoleão

Local: Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini.

Data: 24 de julho de 2010.

Horário: sábado das 15h às 19h.

Quantidade horas/aula: 4 horas.

Requisito: No mínimo Ensino Fundamental completo.

Número total de vagas: 80 (oitenta).

Taxa: evento gratuito.

Objetivo: Prover uma visão geral das diversas etapas do ciclo de vida das estrelas.

Tópicos: 1. O “nascimento” das estrelas; 2. A Via Láctea e o meio interestelar; 3. Formação estelar; 4. Proto-estrelas e estrelas; 5. A “maturidade” das estrelas: geração de energia estelar; 6. Átomos, isótopos e forças nucleares; 7. Principais reações termonucleares; 8. Equilíbrio hidrostático; 9. A “morte” das estrelas de baixa massa como o Sol; 10. Fases evolutivas; 11. Nebulosas planetárias; 12. Anãs brancas; 13. A “morte” de estrelas de massa intermediária e de alta massa; 14. Reações de fusão termonuclear para estrelas massivas; 15. Supernovas: Mecanismos de explosão para as SN Tipos Ia e II; 16. Geração de elementos químicos pesados; 17. Objetos compactos resultantes da evolução de estrelas massivas: estrelas de nêutrons, pulsares e buracos negros.

INTRODUÇÃO BÁSICA A ASTRONOMIA

Professor: Cristóvao Jacques Lage de Faria.

Local: Planetário Prof. Aristóteles Orsini.

Data: 26 a 29 de julho de 2010.

Horário: segunda-feira a quinta-feira das 19h às 21h.

Quantidade horas: 8 horas.

Requisito: No mínimo Ensino Médio completo.

Número total de vagas: 50 (cinqüenta).

Taxa: evento gratuito.

Objetivos: Apresentar os conceitos básicos de Astronomia referente a Observação do céu, Sistema Solar, Sistema Terra-Lua e Universo.

Tópicos: 1. Sistema Solar; 2. Sistema Terra-Lua; 3. Orientação geográfica; 4. Observação das constelações básicas; 5. Observação e manuseio prático de telescópios; 6. Universo.

INSCRIÇÕES

Pessoalmente de 28 de junho a 08 de julho de 2010, de segunda à sexta-feira das 14h às 20h, na Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini (intitulada nesta como EMA). O interessado deverá vir munido de documento de identidade (R.G.), informar o número de cadastro de pessoa física (C.P.F.) e o endereço completo para realizar a inscrição.

Pela internet através do e-mail svmaescoladeastrofisica@prefeitura.sp.gov.br entre 28 de junho a 11 de julho de 2010 (com término às 23h59min de 11 de julho). Nesse caso o interessado irá receber dois anexos contendo a ficha de inscrição e as informações dos cursos. Após o preenchimento da ficha de inscrição e seu envio para EMA o interessado receberá via e-mail a confirmação da sua matrícula.

A matrícula só será efetuada quando entregue a ficha de inscrição pessoalmente ou via e-mail até a data limite de inscrição e a mesma for confirmada pela EMA. As inscrições realizadas pela internet e pessoalmente serão computadas pela ordem de chegada dentro do prazo estipulado acima. No caso do preenchimento total das vagas disponibilizadas para o mini-curso, as solicitações subseqüentes de inscrições não serão aceitas. Só poderá freqüentar e assistir o mini-curso o aluno que estiver devidamente matriculado na EMA relacionado ao mini-curso correspondente da matrícula, não havendo aberturas para alunos ouvintes ou qualquer outra categoria que não seja pelo processo acima descrito. No caso do aluno realizar a matrícula e vir a desistir do mini-curso não será possível a transferência para qualquer outro aluno ou mini-curso. A inscrição do mini-curso escolhido pelo interessado se aplica só e, somente só, para o mini-curso em questão não possibilitando sua transferência de qualquer natureza para outros cursos.

CERTIFICADOS

Ao final do mini-curso, terão direito a um certificado de participação expedido pela Prefeitura do Município de São Paulo, os alunos que freqüentarem o mini-curso na sua carga total de aulas oferecidas, ou seja, 100% de presença. Para os mini-cursos não se aplicam objetos de avaliação para aprovação, valendo-se apenas da presença na sua totalidade.

2 respostas para Férias no planetário de São Paulo

  1. Quando adolescente, frequentei vários cursos de astronomia no planetário. Eram muito bons e me valeu conhcer algumas pessoas interessantes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s