Portal 2001

Recebi recentemente para leitura o Portal 2001, uma revista de FC editada por Nelson de Oliveira e com periodicidade semestral. Esse é o quinto volume, e cada uma das revistas (serão 6, ao todo), homenageia uma grande obra: Portal Solaris, Portal Neuromancer, Portal Stalker, Portal Fundação, Portal 2001 e Portal Fahrenheit.

A primeira impressão que tive ao bater os olhos na “revista” é que ela está mais para livro do que para revista. São 150 páginas e “cara”de livro.

Agora, ao começar a ler os contos de Portal 2001, minha primeira impressão foi que a leitura não é fácil. Os contos são trabalhados e bem escritos mas precisam de atenção. Não dá pra ler com pressa ou distração. Mas quem realmente gosta de FC vai se deliciar com a revista. Quem prefere leituras fáceis talvez não curta tanto.

Logo de cara, a revista abre com três contos curtos de Braulio Tavares. Os três são muito bons (A República do Recurso Infinito, Universos Tangenciais e Aquele de Nós), sendo que o segundo me chamou mais a atenção, mostrando uma troca de realidades incrível. Em uma página e meia, 5 realidades apresentadas, como num sonho, de maneira brilhante.

A revista prossegue com Roberto de Sousa Causo, em Arribação Rubra, uma aventura em estilo space opera que mistura espionagem, intrigas, jogo político. Muito bom.

A Paz Forçada, de Mayrant Gallo, mostra um futuro não muito distante em que o Brasil é uma potência importante. A paz mundial é “forçada” porque quem não se enquadra tem um final meio indesejado. O conto começa meio devagar, mas o final é inquietante e eu gostei.

Claudio Parreira aparece na revista com Além do Espelho, conto sobre um homem entregue à bebida, desesperado pela perda da mulher amada, que acaba se perdendo entre “realidades”. Muito bom!

Sentinela, de Delfin, começa falando sobre uma revolta de clones no futuro, tipo Exterminador do Futuro (sim, eu sei, no conto são clones ao invés de máquinas) e termina falando sobre um tema que eu adoro, mas não vou falar aqui para não estragar possíveis surpresas…hehe…

Mustafá Ali Kanso vem com dois contos: Herdeiro dos Ventos e Uma Carta Para Guinevere. Este último é uma carta de despedida escrita por um astronauta. Achei tocante. O primeiro conto é sobre um garoto que tem tudo para dar errado na vida, mas sempre acha um jeito de superar os obstáculos que lhe são impostos. Começa bem mas perde um pouco no final.

Planetas Invisíveis e Rebobinados, de Brontops Baruq, são dois contos muito interessantes. O primeiro apresenta uma solução inusitada para a super-população e a escassez de recursos na Terra. O segundo é um conto muito criativo escrito “em partes”. Ambos valem muito a leitura.

Prometeu Acorrentado Reboot, de Sid Castro, também me agradou. Um conto passado no espaço, num planeta distante que pode abrigar vida. Um biólogo é destacado para investigar o planeta, mas acaba ficando sem condições de retornar à nave. Uma ressalva é que a descrição do planeta é simplesmente impossível fisicamente. Isso estraga um pouco a ideia.

Marcelo Bighetti aparece com Novo Início, um conto que fala sobre viagens no tempo, alteração de realidades e nazismo. Gostei bastante desse. Cogita alguns fatos bem interessantes.

Contato Alpha 9 e Zaratustra são dois contos apresentados por Rodrigo Novaes de Almeida. O primeiro é muito legal. Meio confuso no começo, cheio de fragmentos  de informação, mas vai se ajeitando pro final, quando conseguimos identificar de onde vem esses fragmentos. O segundo é mais viajante, como se fosse um sonho cheio de imagens.

Maria Helena Bandeira vem com 5 contos: Neve e Sanduíches, A Gruta de Vênus, Eblon, Mãos de Borracha e Quem Sabe?. Destes Neve e Sanduíches e Quem Sabe? me agradaram muito. O primeiro mostra um grupo de pessoas fugindo do fim do mundo através de viagens entre diferentes universos, mas com alguns pequenos problemas. O segundo mostra uma realidade diferente da nossa, violenta e dominada por jogos on-line. Muito bons!

Marco Antônio de Araújo Bueno traz Sem Nome, Arquivo Truncado e Seguimento Dezenove. Gostei do primeiro, um relato inquietante que sugere contatos ufológicos ou teorias de conspiração.

Luis Bras vem com Primeiro de Abril – Corpus Christi, um conto delicioso de se ler. Uma viagem totalmente maluca numa cidade que tem vida própria e sofre a revolta de alguns habitantes.

Meu xará Daniel Fresnot apresenta três textos: Exit, A Vida Sexual dos Dinossauros e Convenção. Este último é um relato da convenção mundial de FC de 1994, que aconteceu em Winnipeg. O conto Exit é bacana, contando uma situação inusitada vivida no espaço.

Ricardo Delfin apresenta Destino, Futuro do Pretérito e Gazeta Marciana. Os dois último contos, muito bons. Gazeta Marciana é uma coleção de recortes de jornal com fatos que a princípio são isolados, mas se unem no final. O legal é que, como o nome do jornal indica, é tudo passado em Marte.

Amor-Perfeito de Rogers Silva fecha a revista, mostrando um conto escrito de maneira criativa com uma história de amor sem fronteiras. É interessante.

Bom, o que posso dizer para fechar o post é que gostei muito de ter lido este Portal. A qualidade dos textos é realmente muito boa e mostra que a FC pode sim ser bem escrita.

Agora é aguardar o próximo número da revista/livro.

7 respostas para Portal 2001

  1. Parreira disse:

    Daniel, obrigado pelo comentário sobre “Além do Espelho”. O seu “muito bom” foi ótimo pra mim! TKS!

  2. Rogers Silva disse:

    Caro Daniel,
    fico feliz que tenha lido e comentado a coletânea.
    Saber que você achou o meu conto criativo e interessante também me fez feliz.
    Abraços.

  3. Helena disse:

    Olá, Daniel, obrigada pelos pelos elogios ao Neve e ao Quem Sabe? Foi bacana ter comentado o Portal e cada um dos escritores. Valeu!

    abração,

    Helena

  4. Oi Daniel;

    Obrigado pelos comentários e fico feliz em saber que gostou. É minha estréia literária. Agradeço por comentar todos os contos do Portal 2001.

    grande abraço

  5. Mayrant Gallo disse:

    Daniel, você de fato leu os contos, sem pressa, atentamente, e foi preciso e feliz nos comentários. Deixa, assim, os autores mais entusiasmados para novas incursões pela FC. Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s