História da Ficção Científica

Neste último sábado eu assisti a terceira aula do curso de história da literatura de FC, ministrado pelo Fábio Fernandes. O curso está muito bom, muito legal mesmo. Pena que é tão pouca gente que está aproveitando (só 6 alunos).

O Fabio é um cara que entende MUITO de FC, apesar de já ter dito que sua memória não é boa o suficiente. Aliás, não só FC, mas cultura “nerd” em geral é com ele…hehe.

Na primeira aula, discutimos as origens da FC, falando especialmente sobre os “pilares” que iniciaram a FC: Jules Verne, H. G. Wells e Edgar Allan Poe. Falamos também da época que foi chamada por Asimov de “Before the Golden Age”.

A segunda aula foi dedicada à FC produzida nos anos 30, especialmente as space operas, história de sword&planet e a FC europeia.

A terceira aula foi sobre a Golden Age, ou melhor, sobre o começo dela. Porque o papo estava tão bom que não conseguimos chegar nem na metade! Mas conseguimos falar bastante sobre Asimov, Clarke e outros autores da época.

Uma das coisas que mais estou gostando no curso é a quantidade de referências que o Fábio passa. Acho que já tenho referências de livros pra uns 6 meses pelo menos…hehe… e o melhor de tudo é que até agora passamos por muita coisa antiga, então tem bastante livro disponível no Projeto Guttenberg ou em outras fontes de livros gratuitos.

O curso está tão legal que eu nem tenho reclamado de acordar cedo no sábado, só isso já é um bom sinal…:)

3 respostas para História da Ficção Científica

  1. Fábio San Juan disse:

    Olá, Daniel, realmente o curso do Fábio está muito bom, é tão divertido e interessante que três horas está sendo pouco… é clichê mas é verdade🙂
    Está sendo muito estimulante também trocar experiências de leitura com você e os outros alunos. Espero que possamos continuar em contato para continuarmos trocando figurinhas.
    Grande abraço e parabéns pelo blog!

  2. O Fábio é um cara muito legal, também. Não anda no salto alto e dá até uma atenção para nós, pobres blogueiros mortais, quando no oportuniza seu tempo para responder algumas dúvidas ou um pedido de entrevista, por exemplo.

    Daniel, você que gosta de FC, convindo-o, então, a ler uma entrevista que o Fabio me concedeu no site-blog CONTOS FANTÁSTICOS:

    http://www.contosfantasticos.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=165:entrevista-fabio-fernandes&catid=38:entrevistas&Itemid=38

    Quem sabe, na entrevista, você não encontra outros assuntos com que abordar o seu prestigiado professor.

    A propósito, você não tem nenhum conto online publicado pra gente ler, não? Estou à cata de bons textos para publicar no meu site.

    Grande abraço!

  3. […] muito bom, aprendi muita coisa, fiz novos amigos, e alguns dos meus comentários podem ser vistos aqui , aqui ou […]

Deixe uma resposta

