Beyond Lies The Wub

(nota: A versão anterior deste post continha um spoiler forte, conforme fui alertado pelo Eduardo Torres do CLFC. Mancada minha. Esta nova versão não conta o final do conto…:D)

Li esses dias essa história curtinha, escrita por Philip K. Dick, e que foi mencionada no curso de História da FC como sendo a primeira história publicada dele. A publicação foi na revista Planet Stories em julho de 1952.

Na história, o wub é uma criatura muito parecida com um porco grandalhão e desajeitado que pode ser encontrada em Marte. Um dos tripulantes de uma nave espacial que está prestes a voltar para a Terra compra dos habitantes de Marte um desses wubs por 50 centavos. Logo que esse tripulante retorna para a nave, o capitão já demonstra interesse em experimentar a carne da criatura. O problema é que durante a viagem, o wub se mostra extremamente inteligente, revelando poderes telepáticos e de controle da mente. Além disso, a criatura parece até mesmo sarcástica e irônica durante os diálogos com a tripulação, mostrando que realmente tem inteligência.

Assustado com uma conversa em particular que teve com o wub, na qual ele mostra seus poderes, o capitão decide matá-lo de qualquer forma, mesmo que o resto da tripulação se coloque contra, e não aceite que uma criatura inteligente seja morta dessa maneira.

Algumas das questões interessantes que são levantadas envolvem o medo do desconhecido e o julgamento do que é ser ou não inteligente. Dick faz, também,  uma crítica extremamente sutil à Igreja e mostra como o ser humano está sempre mais disposto a olhar para o próprio umbigo, colocando a si mesmo como centro de tudo.

É incrível como Dick conseguiu criar uma história tão boa em tão poucas palavras (dá pra ler em 15 ou 20 minutos). Quem quiser conferir (em inglês) pode dar uma olhada no site do Projeto Gutenberg.

Há também uma espécie de continuação desse conto, chamado Not By Its Cover (1968), no qual Dick volta a falar sobre os wubs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s