Anuário 2009

Semana passada foi lançado o Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2009, dando uma “geral” no que foi produzido sobre ficção científica, horror e fantasia no Brasil durante o ano passado.

Esta edição dá continuidade ao excelente trabalho que vem sendo realizado pelos jornalistas Cesar Silva e Marcello Simão Branco desde 2005, agora com casa nova, a Editora Devir. O resultado final do livro ficou muito bom, com boa apresentação e uma capa muito bacana, usando uma ilustração de Alvim Corrêa para uma edição de 1906 do livro A Guerra dos Mundos.

Os autores apresentam uma relação completa de lançamentos, tabelas com as publicações classificadas por gênero, com informações sobre as editoras e as tendências atuais do mercado editorial brasileiro.

O leitor ainda encontra uma sessão de prêmios nacionais e internacionais mostrando todos os ganhadores do ano de 2009. Há também a sessão Memória, que faz uma menção e pequena biografia das personalidades relacionadas à literatura fantástica falecidas em 2009. Para mim, em particular, destaque para Philip Jose Farmer e Ricardo Montalbán, o eterno Khan.

Uma sessão muito interessante é a de resenhas. Nesta edição, nove livros lançados por autores brasileiros e três por autores estrangeiros são resenhados.

A sessão Efemérides traz acontecimentos importantes na história da FC, fantasia e horror no Brasil. Em destaque, há uma homenagem também aos 200 anos de nascimento de Edgar Allan Poe e resenhas de duas obras importantes da FC brasileira: Asilo nas Torres (Ruth Bueno, 1979) e A Invasão (José Antonio Severo, 1979).

O Anuário fecha com dois trabalhos interessantes: uma entrevista com Braulio Tavares, vencedor do Prêmio Jabuti 2009 (melhor livro infantil) com o livro A Invenção do Mundo pelo Deus-Curumim, e um artigo inédito escrito pela especialista em FC brasileira M. Elizabeth Ginway.

Já há alguns anos eu venho acompanhando o trabalho de Cesar Silva e Marcello Branco com o Anuário. A qualidade do material melhorou muito, desde as primeiras edições no formato “apostila”, encadernadas com espiral.

Este trabalho é de extrema importância para a memória da literatura fantástica no Brasil. Os comentários são imparciais, justos e extremamente competentes, mostrando que os autores sabem realmente do que estão falando.

Ah…devo dizer que, além do registro histórico, a leitura é muito agradável. E convenhamos, isso é muito importante. Afinal, quem gosta de ler livro chato?…:D

O livro está disponível em livrarias e no site da Devir.

6 respostas para Anuário 2009

  1. Cesar Silva disse:

    Valeu, Daniel. Fico satisfeito em saber que o Anuário 2009 o agradou e que você o recomenda tão bem.
    Aliás, muito obrigado pela sua presença no lançamento, foi ótimo ver tanta gente querida reunida ali.
    Grande abraço
    Cesar

  2. Marcello Branco disse:

    Oi Daniel, faço minhas as palavras do Cesar. Você é um dos nossos poucos leitores fiéis, colecionadores do “Anuário” e isso me deixa contente, pois prezo a sua opinião. Grande abraço, Marcello.

  3. […] This post was mentioned on Twitter by Cesar Silva, Roberto Causo. Roberto Causo said: Daniel Borba resenha o "Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2009": https://alemdasestrelas.wordpress.com/2010/10/20/anuario-2009/ […]

  4. Roberto de Sousa Causo disse:

    Interessante notar que Braulio Tavares foi entrevistado porque os autores do “Anuário” o escolheram a Personalidade do Ano de 2009. O artigo de Libby Ginway trata to pós-humano na FC brasileira recente, por isso está na ordem do dia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s