E acabou o curso de história da FC…

Que pena!!! Depois de 6 aulas, chegou ontem ao fim o curso de História da Ficção Científica ministrado pelo Fábio Fernandes no Espaço Terracota.

O que eu posso dizer sobre o curso?  Simplesmente FANTÁSTICO!!!! Se o Fábio voltar a ministrar esse curso,não percam. Acreditem em mim, é imperdível! Perdeu quem deixou de participar dessa vez.

No final das contas, entreguei um trabalho sobre o período Before the Golden Age. Dependendo da avaliação do professor, eu coloco o trabalho aqui no blog. Mas dependendo mesmo da avaliação dele…

A respeito das duas últimas aulas.. bom, eu queria muito saber o que é o tal New Weird, e o que tanto se fala a respeito. Também queria saber mais sobre Cyberpunk e pós-Cyberpunk. E consegui… Esses foram os assuntos principais das últimas aulas. Ah, tivemos um pouco de Steampunk e New Space Opera ontem.

No final de tudo, descobri que eu PRECISO ler:

Neuromancer e suas continuações, de William Gibson. Eu já li Neuromancer e não gostei. Opa… Pois é, não gostei, podem me crucificar. Como não fiquei satisfeito, vou ter que dar mais uma chance e ler de novo. Muita gente já olhou feio pra mim por eu dizer que não gostei desse livro…

Perdido Street Station, de China Miéville. Estou MUITO curioso para ler esse livro. E acho que não vou esperar a tradução que deve sair no ano que vem. Digamos que esse livro é o “clássico” do New Weird, assim como Neuromancer é o clássico do Cyberpunk.

A antologia New Weird editada por Ann e Jeff VanderMeer. Depois de ler o Perdido Street Station, provavelmente vou querer ler mais New Weird…:D

Bom, é isso. Já falei que o curso foi muito legal?

4 respostas para E acabou o curso de história da FC…

  1. frombartobar disse:

    Também detestei Neuromancer e não me envergonho de dizer isso. Achei datado e o escambau. Perdi completamente a vontade de ler os outros livros do Gibson (embora saiba que isso é uma besteira da minha parte). E gostaria de ler também o Perdido. Se comprar o original e ler, empresta pra mim depois?😀

  2. Fábio San Juan disse:

    Realmente o curso foi sensacional. E, sim, Neuromancer é bom, é do c******! Mas gosto é gosto! Grande abraço, Daniel.

  3. […] Durante seis semanas entre setembro e outubro desse ano, participei de um curso de História da Ficção Científica ministrado pelo Fábio Fernandes, um dos caras que mais entende do assunto no Brasil. O curso foi muito bom, aprendi muita coisa, fiz novos amigos, e alguns dos meus comentários podem ser vistos aqui , aqui ou aqui. […]

Deixe uma resposta

