Buraco Negro recém-nascido

Quando eu era criança, um dos meus maiores medos era a Terra ser engolida por um buraco negro. Esse medo aumentou ainda mais quando eu vi aquele filme da Disney chamado O Buraco Negro, de 1979. Só a ideia de uma “coisa” capaz de engolir tudo a sua volta, sem chance de retorno, me deixou várias noites sem dormir, monopolizando totalmente as preocupações da minha mente de 7 anos. (Vale lembrar que naquela época, a minha idade mental era mais ou menos equivalente à minha idade física. Hoje já tenho minhas dúvidas…rs)

Bom, o fato é que hoje eu sei que as coisas não são bem assim. Os buracos negros não são tão monstruosos assim, não vão sair por aí engolindo tudo o que aparece pela frente, e, segundo as últimas pesquisas, nem são tão negros assim!

E a NASA divulgou uma notícia bem interessante semana passada. Foi a descoberta de um possível buraco negro na galáxia M100 a meros 50 milhões de anos-luz de distância. O interessante nessa descoberta é a idade desse buraco negro. Tudo indica que ele surgiu no que restou duma supernova avistada em 1979. Coincidentemente, o ano de lançamento do filme que me botou medo quando eu era criança.

Se as conclusões estiverem corretas, essa é a primeira oportunidade que temos de estudar um buraco negro em seus primeiros estágios. A outra opção é que se trata de uma estrela de nêutrons, como a observada na Nebulosa do Caranguejo. A supernova que deu origem a essa nebulosa foi observada pelos chineses há 950 anos.

Seja qual for o resultado final das observações, buraco negro ou estrela de nêutrons, os astrônomos tem nas mãos uma oportunidade única.

A foto abaixo mostra a supernova 1979C, que deu origem a esse candidato a buraco negro. A notícia completa pode ser lida aqui.

Deixe uma resposta

