Sombras e Sonhos

Sombras e Sonhos, coletânea de contos de ficção científica e fantasia escritos por Álvaro Domingues é um livro muito interessante e gostoso de ser lido. O livro foi lançado este ano pela Balão Editorial.

Álvaro é bem conhecido por suas resenhas no Blog do Pai Nerd, onde comenta livros e filmes, sempre trazendo análises interessantes sobre as obras. Seus textos geralmente mostram seu lado “nerd”, como o próprio nome do blog insinua, e mostram um bom conhecimento sobre FC e fantasia. Sendo assim, eu realmente esperava que sua coletânea de contos tivesse uma qualidade ao menos razoável, pois ele não publicaria algo de que não tivesse certeza da qualidade.

E felizmente eu estava certo! Mais do que razoável, acho que Sombras e Sonhos, como um todo é muito bom. O livro é uma mistura de vários temas diferentes, mostrando quase sempre um lado poético e sensível do autor.

Um problema que eu vejo em algumas coletâneas com muitos contos (nesse caso são 38) é que a leitura começa a ficar cansativa, seja pelo estilo do autor ou mesmo pela constante mudança de temas, sem dar ao leitor a oportunidade de se “apegar” ao texto. Sombras e Sonhos, no entanto tem um efeito contrário. Quase todos os contos tem um finalzinho interessante, um detalhezinho qualquer que nos arranca aquele sorriso tipo “ah, então era isso…”. Enquanto eu lia, a cada novo conto eu pensava: “Que será que vem agora?” E desse modo, depois que deitei no sofá para dar uma “geral” no livro, só consegui levantar depois de ler o último conto.

Claro que há bastante coisa que pode melhorar. Um ou outro conto não me interessou tanto. Há alguns contos bem curtos, com oito ou dez linhas apenas, que me fizeram pensar “What the hell…?”, mas a leitura de Sombras e Sonhos me agradou muito. Álvaro Domingues, o Pai Nerd, mostrou-se mais que um nerd que gosta de comentar o trabalho dos outros. Mostrou-se um autor sensível e inteligente, que sabe como contar uma boa história.

Os contos que mais me agradaram foram:

  • E se…: Muito bacana esse conto sobre viagens no tempo. Uma cientista volta ao seu passado para tentar mudar sua adolescência, mas vê que está cometendo um grande erro. Paradoxos e mais paradoxos, realidades alternativas… muito interessante mesmo.
  • Limiar: Uma mistura de sonho e realidade. Eu tentei e tentei escrever um resumo do conto, mas vou acabar pisando na bola e dando spoiler se bobear, então fico quieto. Mas é bom.
  • Por Toda a Eternidade: Conhecem aquela história do Flautista de Hamelin? Aquele que livrava as cidades dos ratos tocando sua flauta e fazendo com que os ratos o seguissem? Nesse caso, um aprendiz do flautista desenvolve um talento muito mais interessante. Um dos melhores contos do livro.
  • Amálgama: História interessante mostrando diferentes pontos de vista de um mesmo fato.
  • Sonho Lúcido: Um psicanalista é atormentado por sonhos recorrentes que lhe foram contados pelos seus próprios pacientes. Tentando se livrar do problema, ele passa a entrar em sonhos dentro de sonhos. Muito legal.
  • Uma Valsa na Zona do Crepúsculo: Um médico especialista em estudar a morte tem uma experiência que muda sua vida ao sofrer um derrame. Conto bonito e tocante.
  • Fruto Proibido: Uma nova versão para a história de Adão e Eva.
  • O Chamado da Floresta: Uma bruxa conta as origens de seu filho desaparecido e sequestrado por lobos. Bela história, acho que daria filme da Disney. Talvez esse seja o melhor conto do livro.

Além desses contos, quero mencionar três contos bem curtinhos, mas muito legais. O Gato de Kant (7 linhas), Finados (8 linhas) e Não Estamos Sós (12 linhas). Se eu falar qualquer coisa, estrago os contos, mas gostei muito dos três.

Bom, acho que deu para ter uma ideia sobre o trabalho que Álvaro Domingues nos apresenta em Sombras e Sonhos. Um dos propósitos do meu blog é compartilhar com os amigos as coisas que eu acho mais interessantes em termos de FC e fantasia. Desse modo, devo dizer que esse é um livrinho que vale a pena ser lido.

2 respostas para Sombras e Sonhos

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Roberto Causo. Roberto Causo said: RT @dfborba: Meus comentários sobre Sombras e Sonhos (@sombrasesonhos): http://wp.me/pFs3N-9x […]

  2. Obrigado pelos comentários, Daniel. Seu blog também é bastante interessante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s