2010 – Fechando a conta

Mas vejam só, e não é que 2010 já acabou?

Será que foi só para mim que esse ano voou? Já escrevi isso aqui antes, e continuo insistindo. Os dias deveriam ter pelo menos umas 30 horas. Quem sabe assim a gente teria tempo de fazer tudo que tem vontade, não?

Como não adianta mesmo reclamar disso, vamos ao que interessa…

Na ficção científica, o ano de 2010 foi muito legal para mim. Afinal, consegui a minha primeira publicação. Foi um conto curto numa coletânea, UFO – Contos Não Identificados, com organização de Georgette Silen. Eu ainda tenho planos de escrever mais, e melhor, mas nem sempre é fácil conciliar todas as nossas responsabilidades. (choradeira de preguiçoso…rs)

Outra coisa bacana que aconteceu comigo foi a participação como colaborador no blog de entrevistas From Bar To Bar, do escritor Tibor Moricz. Foi um mero acaso eu ter descoberto esse blog antes de seu lançamento “oficial” e numa rápida troca de emails, veio o convite para que eu ajudasse nas traduções para inglês dos textos. O From Bar To Bar é um projeto muito legal e sinto imensa satisfação em fazer parte dele.

Um outro momento interessante nesse ano foi um pequeno debate virtual com o escritor português Luiz Filipe Silva. Ele é autor do excelente conto A Casa de um Homem, publicado no livro Imaginários 2 (Editora Draco). O resultado do debate resultou numa melhor compreensão por minha parte do conto, que eu comentei aqui.

Durante seis semanas entre setembro e outubro desse ano, participei de um curso de História da Ficção Científica ministrado pelo Fábio Fernandes, um dos caras que mais entende do assunto no Brasil. O curso foi muito bom, aprendi muita coisa, fiz novos amigos, e alguns dos meus comentários podem ser vistos aqui , aqui ou aqui.

Acompanhando as leituras de outras pessoas que se interessam por ficção científica, devo confessar que meu ritmo de leitura não é dos mais rápidos, e eu não consigo ler tantos livros quanto eu gostaria. Para saber o que eu li esse ano, e ver meus comentários sobre alguns dos livros, dê uma olhadinha aqui. Ainda estou devendo posts sobre alguns dos livros desse ano, mas calma, tudo a seu tempo…:D

Do que eu li esse ano, o melhor livro foi, sem dúvida nenhuma, a trilogia Padrões de Contato, de Jorge Luiz Calife. Este é um belíssimo livro, relançado em 2009 pela Devir, que traz uma trilogia incrível, de proporções quase épicas. Leitura mais que obrigatória para todo fã de FC no Brasil. Se tivesse sido lançado nos EUA ou no Reino Unido, esse livro já teria esgotado várias edições.

Ainda sobre as minhas leituras do ano, como tivemos muitos lançamentos de antologias, eu gostaria de mencionar um conto que eu achei simplesmente maravilhoso: Corre, João, Corre, de Cirilo S. Lemos, publicado na Imaginários 3. Sem dúvida esse foi o melhor conto que eu li esse ano. Somente esse conto já vale o preço que eu paguei pelo livro.

Por fim, como uma das coisas que mais gosto é cinema, eu devo mencionar que até uns dez dias atrás, o melhor filme que eu tinha visto esse ano era A Origem, ficção científica muito boa que brinca o tempo todo com a realidade. Mas eu fui assistir A Rede Social um dia desses e simplesmente adorei o filme. Não escrevi nada sobre este filme aqui nem sei por quê, mas ele é muito legal. Agora já não sei mais qual o melhor filme que eu vi em 2010…hehe…   

Bom, acho que é isso. Para quem costuma visitar o meu blog, meus sinceros agradecimentos pelas visitas, pelos comentários, pelas críticas, pelos emails… Para quem está aparecendo aqui pela primeira vez, espero que esta seja a primeira de muitas visitas.

E que 2011 seja um ano muito melhor, porque é sempre assim que deve ser. Um melhor que o outro…

3 respostas para 2010 – Fechando a conta

  1. frombartobar disse:

    Eu é que sinto enorme satisfação em tê-lo no From Bar to Bar, Daniel. E tenho planos para todos meus colaboradores. Farão parte das histórias, aqui e ali, quando necessário.🙂

  2. Passo de vez em quando por aqui, pra dar uma olhadinha nas novidades! Fim de ano foi mais difícil! Mas te adianto que a força de blogueiros que procuro acompanhar é grande!

    2011 repleto de realizações, mesmo que tardio!

    Grande abraço!

Deixe uma resposta

