DEVIR promovendo a FC no Brasil

Semana passada eu recebi um email comemorando a marca de dez títulos atingidos pelo selo Pulsar da Devir Livraria.

Na verdade, esta marca foi atingida no final de 2010 com o lançamento de Angela Entre Dois Mundos, de Jorge Luiz Calife, de modo que o email que recebi (e por tabela, até este post) pode ser considerado um pouco atrasado.

Mas o que eu queria ressaltar aqui é o esforço da Devir em promover a ficção científica no Brasil. Eu não estou falando aqui de lançar autores novos, ou de fazer campanha em favor da FC brasileira, ou simplesmente lançar livros por lançar. Todas essas iniciativas são, sem dúvida, válidas, e acho que os leitores e autores de FC&F no Brasil estão ganhando demais com o atual “boom” de trabalhos sendo lançados.

Hoje, especificamente, estou falando de um esforço realizado por uma editora já conceituada e estabelecida, conduzida por apreciadores do gênero fantástico, que resolveu investir forte não só na quantidade, como na qualidade dos lançamentos.

A “associação” que normalmente faço com a Devir é de ir lá para comprar cartas de Magic, procurar gibis importados ou dar uma olhada nos action figures. Nem sei dizer quantos gibis lançados por eles eu tenho: Apenas Um Peregrino, O Hobbit, Tomb Raider, e mais recentemente Rex Mundi e 30 Dias de Noite.

Quando o selo Pulsar foi criado, fiquei empolgado com a republicação no Brasil de O Jogo do Exterminador, romance premiado de Orson Scott Card. Logo em seguida, veio o lançamento de Confissões do Inexplicável, um “tijolaço” de contos escritos por Andre Carneiro, e o anúncio de Orador dos Mortos, continuação do romance de Orson Scott Card.

Até aí, na minha visão, eu achava tudo normal para uma editora que quer lançar FC. Afinal os dois livros de Card já haviam sido lançados com sucesso no Brasil no começo dos anos 1990, e Andre Carneiro é Andre Carneiro. Foi com o lançamento de Tempo Fechado de Bruce Sterling e a coletânea Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica organizada por Roberto de Sousa Causo, que eu notei que a Devir tinha decidido jogar pesado com a FC, e que o selo Pulsar veio para deixar sua marca.

A esses títulos, seguiram-se a Trilogia Padrões de Contato, de Jorge Luiz Calife, uma nova versão dos Melhores Contos Brasileiros de FC, dessa vez com o subtítulo Fronteiras, fazendo uma aproximação da FC com o mainstream, Xenocídio (Orson Scott Card, continuando a saga de Ender), Anjos, Mutantes e Dragões (Ivanir Calado) e Angela Entre Dois Mundos (Calife novamente).

O futuro ainda parece reservar muita coisa legal para os leitores de FC. A Devir anunciou recentemente seus próximos lançamentos. Veja alguns:

O Último Teorema (Arthur C. Clarke e Frederik Pohl), Os Filhos da Mente (que conclui a saga de Ender, apesar de não ser o último livro escrito por Card dentro desse universo), A Cidade e as Estrelas (Arthur C. Clarke, um dos livros mais fascinantes que já li), Assembleia Estelar: Histórias de FC Política (organizado por Marcello Simão Branco) e Trilhas do Tempo (segundo livro de contos de Jorge Luiz Calife).

E note que isso é apenas o selo Pulsar, dedicado exclusivamente à FC. A Devir ainda tem o selo Enciclopédia Galáctica, dedicado a livros de divulgação da FC, tem os livros de fantasia e o recém-lançado selo para pocket books, Asas do Vento.

Com essa história toda e com um futuro tão cheio de novidades, faço votos de que a Devir não perca o interesse na ficção científica, e continue a trazer títulos de qualidade para o leitor brasileiro.

E aí? Interessou? Tem muito mais informações no site deles.

2 respostas para DEVIR promovendo a FC no Brasil

  1. Cesar Silva disse:

    Belo artigo, Daniel. O selo de Fantasia da Devir chama-se Quymera, e a editora ainda tem um selo exclusivo para o horror: Pentagrama.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s