Sobrenatural – Contos Fantásticos

Há algumas semanas, falei aqui do lançamento do livro Sobrenatural, uma coletânea de contos fantásticos organizada por Ademir Pascale, autor de O Desejo de Lilith.

Logo em seguida, recebi um exemplar do livro. Gostei do livro, uma leitura agradável.

Ah, ok…agradável em termos… um livro que reúne contos da temática “sobrenatural” só é agradável se você for um pouquinho masoquista…:D

Acho que a maior virtude de Sobrenatural é reunir contos criativos e com boas ideias. De um modo geral, os contos criam um certo suspense e dão um pouquinho de medo, especialmente, se você (como eu) resolver ler o livro antes de dormir, com todas as luzes da casa apagadas. Se o vizinho de cima gosta de levantar no meio da noite e fazer barulho então… hehe

Sobrenatural: Contos Fantásticos é composto por dezenove contos. Como em (quase) toda coletânea, há contos bons e outros nem tanto. Alguns dos contos mexeram mais comigo e  merecem destaque, sem desmerecer os demais. É só questão de preferência mesmo. Apenas Um Jogo (de J. Henrique) abre a coletânea muito bem, criando um clima forte de suspense; A Estranha (de Ademir Pascale) é daqueles contos que fazem a gente querer ler o final de novo, só para curtir; O Traidor da Fé (de Evandro Guerra) leva o leitor a vários arrepios; O Rosto Familiar (de Ana Beatriz Getelina Sousa) foi escrito por uma garota de 13 anos, e esse é justamente o destaque, vale a pena ficar de olho nos próximos trabalhos dela; Mistérios do Mar (de MBlannco) é uma bela história que mistura passado e presente; O Caso da Embaixada (de Mariana Albuquerque) vale pelo final, que sai da mesmice.

Bom, o livro apresenta algumas falhas. Se elas atrapalham o resultado final do livro, vai muito do leitor. A revisão foi mal feita, se é que houve uma. Nisso, acho que muitos dos autores tem culpa, porque há alguns erros bem feios que já devem ter saído assim nos arquivos originais enviados à editora. Um dos contos, que aliás é bem interessante, não me parece fazer parte da temática: O Herege (de Angel) está muito mais para fantasia do que sobrenatural. O conto é até bom, mas está fora de lugar. Ou então eu não li com a devida atenção.

Mas como eu disse lá em cima, o livro vale a pena. Especialmente para ler devagarinho, sem pressa, já que essas coletâneas com diversos autores às vezes podem ficar cansativas devido às mudanças no estilo literário de cada autor.

Vejam abaixo um apanhado geral dos contos:

Apenas um Jogo  (J. Henrique): mexe com a tradicional “brincadeira do copo” e mostra que nem sempre é sábio brincar com coisas ocultas. O livro começa com um conto muito bom.

Entropia (Hugo Máximo): mostra uma dupla de caçadores do sobrenatural. Poderia muito bem ser transformado numa série de contos.
A Estranha (Ademir Pascale): essa é uma história de fantasmas. Uma aparente coincidência coloca uma moça misteriosa na vida de um rapaz. Ao tentar se aproximar dela, ele descobre que há mistérios não desvendados em sua própria vida.

A Casa do Velho ( Anna Jacinta): o que se pode tirar dessa história é que nem sempre as lendas sobre assombrações são falsas. Um homem que vai passar uns dias nas montanhas ouve um boato sobre uma cabana mal-assombrada e tenta tirar a história a limpo, cometendo assim o maior erro de sua vida.

A Moldura Velha na Parede (Elenir Alves): essa é uma história interessante, com um final assustador, que tem bem a cara do que a coletânea se propôs a fazer.

O Traidor da Fé (Evandro Guerra): narra a luta de um padre para conseguir perdão pelos seus pecados. Muito bom.

A Magia do Deus Seth (Almir Pascale): um homem que se apaixona pela vizinha faz de tudo para conquistá-la. Seu despero o leva a procurar um bruxo que  atende seus desejos, deixando uma consequência inesperada e assustadora.

O Bosque de Erimanto (Dione Mara Souto da Rosa): é uma recontagem, adaptada aos dias modernos, da lenda grega do Javali de Erimanto, que foi derrotado por Héracles em um de seus doze trabalhos.

O Rosto Familiar (Ana Beatriz Getelina Sousa): muito bacana esse conto curtinho sobre um lobisomem exilado no Alaska.

A Moça de Paranapiacaba (Miriam Santiago): um repórter é chamado para investigar uma aparição. Sonho e realidade se misturam na tentativa de um fantasma encontrar a sua paz.

Aviso (Camila Servello Aguirre): quem disse que não se deve dar ouvidos aos avisos de criaturas fantasmagóricas que aparecem na sua frente? A personagem desse conto não deu ouvidos. Veja o que aconteceu a ela.

Mistérios do Mar (MBlannco): uma história bonita na qual passado e presente se unem. Um baú antigo é encontrado numa obra de restauração pública e traz recordações a uma mulher idosa e solitária.

A Revolta dos Espíritos (Rosi Caobianco0: quatro jovens se reúnem para invocar espíritos do além e tentar desvendar um crime.

Controle (Bruno R. R. Santos): um homem se apaixona e decide dar provavelmente seu bem mais precioso para ficar com ela. Gostei desse.

Casa Maldita (Cadu Lima Santos): uma família muda para o interior e seu filhos descobrem uma casa mal-assombrada. Para terem paz, terão que descobrir o assassino dos antigos moradores da casa.

Sombras da Alma (Gutemberg Fernandes): uma mistura de sobrenatural com fantasia. Narra um duelo entre dois seres com poderes especiais.

O Caso da Embaixada (Mariana Albuquerque): conto bacana sobre uma investigação criminal. Como eu já disse lá em cima, vale o final.

Medo (Waldick Garrett): a primeira metade do conto, narrando o desespero de um homem enquanto eventos sobrenaturais acontecem ao seu redor, é primorosa. O final cai um pouco.

3 respostas para Sobrenatural – Contos Fantásticos

  1. […] mais: Sobrenatural – Contos Fantásticos « Além das estrelas Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag além, contos, estrelas, […]

  2. J. Henrique disse:

    Olá, Daniel.. Não tinha conhecimento dessa resenha. Adorei os elogias a obra em si e ao meu conto também. Fico feliz que tenha gostado do Apenas um jogo. São criticas assim que nos dão forças pra continuar. Vlw msmo.
    Um Forte abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s