Encontro com Rama: As continuações – parte 2

Esse post é continuação desse aqui.

O terceiro livro da série é The Garden of Rama (1991), que começa exatamente onde o livro anterior, Rama II, tinha parado.

Nicole des Jardins e outros dois tripulantes da Newton, Richard Wakefield e Michael O’Toole, foram abandonados em Rama II, uma espaçonave gigantesca que está se dirigindo para fora do Sistema Solar. Além dos humanos, os avians e os octospiders continuam na nave.

A viagem dura cerca de doze anos, nos quais, em nome da perpetuação da espécie, Nicole se relaciona com os dois homens que a acompanham, gerando assim cinco filhos. Enfim, Rama II chega às proximidades da estrela Sirius, onde se encontra com uma mega-estrutura artificial. Essa estrutura tem toda a aparência de uma estação espacial gigante, na qual Rama II sofrerá uma grande reforma.

Enquanto isso, os humanos passam por uma série de testes dentro da estação até que são novamente encaminhados a Rama, agora Rama III, e partem de volta ao Sistema Solar. Dessa vez, eles tem uma missão específica: coletar dois mil indvíduos para habitarem uma cidade artificial dentro de Rama III.

Lembram que eu falei no outro post que Rama ia começar a perder seus mistérios? Pois é, nesse ponto, já fica claro que Rama foi criada por uma raça extremamente avançada que, na verdade, quer fazer pesquisas com outras espécies.

Em relativamente pouco tempo, os dois mil indivíduos são colocados a bordo de Rama III e partem novamente para o espaço interestelar.

Os pontos interessantes nesse livro são as descrições das grandes estruturas espaciais e das técnicas de viagem interestelar. Tirando isso, não tem muita coisa interessante. Algumas soluções pros problemas apresentados começam a ficar meio forçadas e o livro vai perdendo o ritmo, de modo que a leitura já não é mais tão interessante quanto no livro anterior.

The Garden of Rama termina com uma verdadeira guerra civil entre os habitantes de New Eden, o nome dado ao habitat artificial onde os humanos vivem dentro de Rama III.

O problema de eu ter gostado bastante de Rama II, e depois ter adorado Rendezvous with Rama, é que agora eu quero saber como vai terminar a série.

Como retomei a leitura do livro seguinte, Rama Revealed, em breve comento por aqui.

4 respostas para Encontro com Rama: As continuações – parte 2

  1. […] mais: Encontro com Rama: As continuações – parte 2 « Além das estrelas Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag além, continuações, encontro, […]

  2. Olavo Ludwig disse:

    Oi Daniel,

    Estes livros tem edição nacional?
    O Encontro com Rama eu sei que tem, pois eu tenho, só ainda não li, mas os outros não tô sabendo, até sabia de um pessoal traduzindo e colocando como ebook na rede, só não sei se saíram todos todos também!

    • Daniel Borba disse:

      Oi Olavo! Você TEM que ler então…. rs… rápido! Acho que as continuações não saíram em português. Se vc lê em inglês, elas são bem faceis de serem encontradas pela Cultura ou Saraiva.

  3. Angela disse:

    Tem em potuguês sim. Eu tenho os 4 livros em português.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s