Adorável Noite

Adriano Siqueira é um cara extremamente querido no fandom nacional. Além de escritor, também é designer gráfico, diagramador, e um verdadeiro “arroz de festa”. Seja em um lançamento de livro, numa convenção de fãs, ou num simples bate-papo sobre literatura fantástica ou ficção científica, Adriano está lá, sempre armado com sua máquina, tirando fotos, entrevistando autores, enfim, registrando os momentos marcantes.

Sempre simpático e atencioso, Adriano nunca se recusa a passar informações ou trocar ideias, especialmente sobre vampiros. Sem dúvida, é o cara que mais entende de vampiros que eu conheço. Às vezes, tenho até minha dúvidas se o “apelido” Lord Dri, não é o título real de um nobre vampiro que se disfarça de Adriano nas horas vagas. Vai saber…hehe…

Por anos, Adriano tem exposto seu talento na internet ou em coletâneas de terror. Seu site mais conhecido, o Adorável Noite, é visita obrigatória de 10 em cada 10 fãs de terror e vampiros. O blog Contos de Vampiros também mostra seu talento e versatilidade. Além da dedicação aos vampiros, ainda se dispõe a passar informações úteis aos fãs de vampiros em geral. Seu artigo A Política de um Bom Escritor virou referência para os iniciantes.

Com tudo isso, fiquei super feliz com a notícia que circulou na internet, alguns meses atrás, de que a Editora Estronho estava preparando o lançamento do livro Adorável Noite, exclusivamente com trabalhos de Adriano Siqueira.

Adorável Noite é um livro cheio de coisinhas legais. O prefácio de Liz Marins é um verdadeiro tributo a Adriano, exaltando suas qualidades e importância no fandom. Logo em seguida, há uma apresentação do autor, contando a criação do site Adorável Noite. Há uma sessão curtinha (três páginas) com curiosidades sobre os vampiros, na qual o autor nos mostra um pouquinho do seu vasto conhecimento. E então começa a parte principal do livro, dividida em “contos de vampiros” e “contos de terror”. De quebra, algumas fotos coloridas mostrando a coleção de literatura vampíricae Adriano.

Os contos apresentados são, em sua maioria, curtos. Duas ou três páginas somente. Alguns até são mini-contos. O autor é extremamente criativo e apresenta diversos tipos de vampiros. Há vampiros clássicos, românticos, engraçados, crueis, selvagens e amigáveis. Há também uns solitários, outros que convivem naturalmente com os humanos. Felizmente, não me lembro de nenhum vampiro que brilhe de dia ou tenha tendências emo.

A escrita de Adriano é bem simples. Lendo alguns dos contos, a nítida impressão é a de “ouvir” o próprio autor contando as histórias. E assim, de um jeito simpático e simples, os contos se tornam uma leitura agradável. Alguns são assustadores, outros engraçados, outros cativantes.

Eu fiz uma selecão dos contos que mais gostei, sem resumi-los para não estragar a surpresa nos contos mais curtos. Entre parênteses, só uma dica do que se trata cada conto:

  • O Presente de Berenice (crianças arteiras podem se dar mal)
  • A Vampira de Vermelho (vingança cruel)
  • O Espelho que Refletia os Vampiros (irônico)
  • A Vampira do Lotação (clássico esse, já tinha lido antes, muito legal)
  • A Carta (vampiros clássicos)
  • Vitória (nunca pense que se deu bem quando lutou com um vampiro)
  • O Pescador – A Lenda do Morcego Branco (morcegos bonzinhos)
  • Eu, Você e a Naty Vamp, a Vampira (Naty Vamp é uma vampira ótima)
  • Encontro com a Vampira (conto reflexivo, muito bom)
  • Fadas e Vampiros / Convite para Festa / Corra, Alami, Corra / Posso sonhar? / O Sorriso da Fada (contos em sequência envolvendo os mesmos personagens)
  • O Fotógrafo (conto de terror)
  • O Show Não Pode Parar (finalzinho muito legal)
  • Ele Deixou o Palco (só digo isso: ele não morreu..:P)
  • O Reflexo da Maldição (Lobo Mau, bem mau…)

No geral, o livro Adorável Noite é muito agradável de ser lido. A Editora Estronho fez novamente um excelente trabalho. É fato que muita gente considera que vampiro já deu o que tinha que dar. Eu mesmo já disse isso. Mas lendo esse livro, descobri que o problema na verdade é o tipo de vampiro que a gente encontra por aí.

Felizmente, os vampiros de Adriano Siqueira ainda tem muita história a contar e muita gente a assustar.

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s