Constelações: Virgo

Bem, eu tinha imaginado que conseguiria voltar a falar das constelações aqui no blog em menos de duas semanas depois do último post, mas não deu. Ainda mantenho os planos de postar sobre duas ou três constelações por mês, o que significa que vou ter que dar uma corrida nos próximos dias. Mas muito bem, hoje vamos falar sobre uma constelação muito fácil de ser localizada graças à sua estrela mais brilhante, que é bem destacada no céu.

Virgo, ou A Virgem, se preferirem traduzir para o português, é uma constelação típica do nosso outono e ainda está bem visível no céu no começo da noite. Por volta das 19:30, ela estará bem alta no céu, levemente deslocada na direção noroeste.

(Opa! Peraí!!! Você não sabe achar a direção noroeste??? Temos um sério problema aí. Em breve, vou discutir um pouco sobre como localizamos os pontos cardeais, mas por enquanto, ainda não há necessidade. Se você ainda não estiver planejando se embrenhar na Serra do Mar ou atravessar a Patagônia a pé sem um guia, não se preocupe. Tenha em mente apenas essa informação: a constelação Virgo estará hoje, e nos próximos dias, no alto do céu levemente deslocada para noroeste por volta das 19:30.)

Bem, se você leu o post anterior e já sabe como encontrar Corvus, a constelação que discuti aqui, vai achar Virgo sem problemas. Para isso:

  • localize a constelação Corvus e encontre as duas estrelas mais azuladas, que formam a base menor do trapézio. (Veja a figura no post sobre Corvus para entender melhor.)
  • trace uma linha reta passando por essas duas estrelas e seguindo em direção ao alto do céu. O alto do céu é o mais acima da sua cabeça que você conseguir. Sim, vai doer o pescoço se você estiver de pé e for meio “travado”…:D
  • ATENÇÃO: não é para simplesmente olhar para o alto do céu. A linha que você traçar passando pelas duas estrelas do trapézio menor de Corvus vai seguir ou para “baixo”(horizonte) ou para “cima”. Siga para cima.
  • se você estiver em São Paulo, fazendo o alinhamento que eu sugeri, a PRIMEIRA estrela brilhante nessa linha será Spica, a mais brilhante de Virgo. Se você não estiver em São Paulo ou em outra cidade grande, e o céu for mais estrelado, a distância entre Spica e a estrela mais próxima do Corvus será de 3 vezes a distância entre as duas estrelas azuladas que usamos para o alinhamento.
  • ufa! Deu para entender? Se não deu, leia de novo, porque não consigo explicar de um jeito mais claro. Mas posso facilitar mostrando uma figura, vejam:

Notaram como as duas estrelas do lado menor do trapézio formam uma linha com Spica? Espero que sim, porque aquela seta amarela não vai aparecer no céu, ela só foi colocada lá para fins didáticos…:D

Spica, a estrela mais brilhante de Virgo é, na verdade, um sistema duplo, com suas componentes orbitando muito próximas uma da outra. Esse sistema está a cerca de 250 anos-luz de nós. A estrela principal do sistema tem uma luminosidade 12 mil vezes maior que a do Sol, e uma massa superior a 10 massas solares.

Os mais atentos devem ter notado uma outra coisa. Um pouco acima e à direita na figura (mais a noroeste no céu), vemos um pontinho marcado como Saturno. Isso mesmo, não foi um erro na figura. Atualmente, o planeta Saturno está cruzando o céu na região da constelação de Virgo! E ele é muito fácil de ser localizado. A figura já ajuda, mas uma dica é que ele vai aparecer coladinho numa outra estrela (Porrima). A distância aparente entre Saturno e Porrima é de menos de um dedo (estique o braço e levante o indicador), de modo que essa estrela nem aparece na imagem acima. Dos dois pontinhos que vocês virem, Saturno é o mais brilhante. Notem que forma-se um triângulo entre Saturno, Spica e a constelação de Corvus.

Dentro das fronteiras de Virgo, encontra-se o aglomerado de galáxias mais próximo da nossa Galáxia. São cerca de 2500 galáxias (!!!!) semelhantes à nossa. Cada uma contendo bilhões de estrelas. Quase impossível de imaginar! O aglomerado de Virgo (Virgo Cluster em inglês) é o centro do super aglomerado do qual fazemos parte, e está a uns 60 milhões de anos-luz daqui. Sua força gravitacional é tão assombrosa que está atraindo tudo à sua volta, incluindo o nosso grupo local, formado pela nossa Galáxia, Andrômeda e algumas galáxias satélites.

Vejam essa bela imagem do aglomerado de Virgo.

E algumas de suas galáxias mais conhecidas:

 

Para mais informações sobre o Virgo Cluster, cliquem aqui.

Bom, acho que por hoje é só. Nada mal, né? Aprendemos a localização da constelação de Virgo, observamos o planeta Saturno e ainda conhecemos o aglomerado de galáxias de Virgo.

(Nota de agradecimento: Muitas das dicas que eu usei aqui, e ainda vou usar nestes posts sobre as constelaçãoes, vieram do Professor Paulo Varella, do Observatório Céu Austral, nos cursos de observação do céu que fiz no Planetário de São Paulo. Recomendo fortemente esses cursos, e prometo divulgá-los aqui quando souber de algum.)

(Créditos das imagens: As fotos das galáxias estão disponíveis no site APOD. A imagem artificial de Virgo e Corvus foi criada a partir do software StarCalc.)

9 respostas para Constelações: Virgo

  1. Valeu, caro Daniel Borba !
    Muito boa explicação, bem didática, e obrigado pelo tempo usado nestes 1º e 2º post !

  2. CASSIUS MOCARZEL disse:

    PARABÉNS AMIGO…..FANTÁSTICO.
    CASSIUS MOCARZEL

  3. israel augusto disse:

    finalmente consegui encontrar vida inteligente na internet!

  4. Ana disse:

    Conseguiiiiiiiii!
    encontreio cruzeiro, corvus e virgo hoje!
    Fiquei sem pescoço mas foi legal!😄
    abraços

  5. Thalita Costa disse:

    Estou simplesmente apaixonada e viciada .
    Fico com uma régua na mão procurando estrelas todas as noites.
    Era a minha diversão quando criança,e, depois de crescida,felizmente me lembrei como é divertido!
    Adorei as publicações,mal posso esperar para ver as próximas!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s