Causo e seus fanzines

Numa crônica publicada recentemente em sua coluna no Terra Magazine, o escritor Roberto de Sousa Causo fez uma verdadeira declaração de amor aos fanzines. Para quem não sabe o que é isso, nas palavras do próprio Causo, “Fanzine é o “magazine”, ou revista, do fã. Fã de qualquer coisa, e no Brasil os fanzines mais comuns e populares são os de histórias em quadrinhos e de música – neste último caso, geralmente de rock underground. […]  Mimeografado, xerocado, impresso em gráfica off-set, em impressora matricial ou laser, o fanzine é o jornalzinho caseiro, é o boletim do clubinho de literatura ou fã-clube de alguém ou alguma coisa que órbita nas esferas da cultura popular e do entretenimento, e que por alguma razão cativou o seu editor.”

Numa troca de emails a respeito da antologia 2013 – Ano Um, da qual Causo é um dos autores convidados, comentei que tinha gostado bastante do texto. Fiquei lisonjeado quando vi, uma semana depois, que parte do meu email estava publicado em sua coluna de novidades no Terra, o Drops.

A crônica em questão, chamada Súdito do Fanzinato, foi um dos textos mais acertados que eu já li a respeito da paixão que move os fãs de maneira geral.

Vejam que legal este trecho: “Ah, todas as tardes, noites e madrugadas fazendo fanzines… Não há nada que se compare. Escrever certamente não é tão bom, e talvez até mesmo ser publicado profissionalmente não seja tão satisfatório. Apenas alguém que foi fanzineiro pode saber como é se dedicar de corpo e alma a um produto perecível, completamente à margem e sem qualquer afetação, doado sem fins lucrativos a uma causa que só o seu coração entende (já que o juízo certamente não entende) por que ela cala tão fundo.”

Recomendo a todos que leiam o texto completo, que pode ser encontrado aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s