Dawn chegou em Vesta…

…e teve a visão acima…

Pouco mais de um ano atrás, eu comentei aqui sobre uma sonda da NASA chamada Dawn, que estava a caminho do Cinturão de Asteróides (entre as órbitas de Marte e Júpiter).

Depois de quatro anos de viagem, Dawn chegou a seu primeiro destino, o asteróide Vesta, onde permanece em órbita por um ano, para depois seguir viagem rumo ao  planeta-anão Ceres. Essa pesquisa é de importância fundamental para o entendimento da formação do Sistema Solar e da própria Terra, já que Vesta é provavelmente um dos únicos proto-planetas* remanescentes.

Como eu já tinha comentado anteriormente, o desempenho dessa sonda é um marco notável da astronáutica. Ao contrário do que é usual, Dawn não foi simplesmente “arremessada” da Terra em direção a Vesta. Seu sistema de propulsão manteve uma aceleração constante, com um ganho gradual de velocidade, até que a sonda se alinhou com Vesta. Depois de algum tempo alinhada, ela foi se aproximando até ser suavemente capturada pela gravidade do asteróide. O mesmo sistema de propulsão vai levar a pequena sonda até Ceres.

A imagem acima foi a primeira depois da Dawn entrar na órbita de Vesta, em 15 de julho último, a uma distância aproximada de 5 mil quilômetros.

Leia mais aqui.

*proto-planeta: é um estágio inicial de formação de um planeta, quando começou a tomar forma, mas ainda não pode ser considerado um planeta de verdade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s