Brasil Fantástico: o CLFC ganhando fôlego novo!

Recentemente, fui convidado pelo escritor Clinton Davisson a compor uma chapa para as eleições do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica). Como se eu já não tivesse dor de cabeça o suficiente, aceitei o convite e o desafio. Agora que ganhamos a eleição, muitos projetos e planos estão passando pelas nossas cabeças, entre eles a reativação do site do CLFC.

Mas a primeira grande novidade é esta coletânea que foi anunciada essa semana com o apoio da Editora Draco: Brasil Fantástico.

Vejam a convocação…

**********

*O Clube de Leitores de Ficção Científica e a Editora Draco lançam a coletânea Brasil Fantástico!*

Desde os tempos de José de Anchieta, no século XV, as lendas e mitologias do Brasil vem despertando curiosidade e interesse. Seres como o curupira, o saci, o Boi-Tatá, o Capelobo, a cobra grande e muitos outros parecem ter inspirações das mais diversas.

Embora o trabalho de Monteiro Lobato em sua série, O Sítio do Pica-pau amarelo tenha contribuído para preservar e divulgar essa mitologia brasileira, a exploração desses mitos por outros autores e gêneros, como o terror, ainda é tímida no Brasil, se compararmos ao grande volume de histórias que americanos, europeus e asiáticos fazem de suas próprias lendas e mitologias.

O potencial dos seres fantásticos brasileiros é inegável para gerar obras de qualidade e apelo popular e as experiências recentes de autores como Roberto Causo, André Vianco e Christopher Kastensmidt tem conseguido reconhecimento de público e crítica inclusive fora do Brasil.

O preconceito no passado por obras que adotaram essa proposta é perfeitamente compreensível dentro de uma lógica de mercado um pouco explorado. Vamos lembrar que há apenas 20 anos o cinema nacional era considerado reduto de Trapalhões e pornochanchada.

Assim, partindo do pressuposto que a função de um Clube de Leitores é abrir espaço para inovações literárias e formar novos leitores, estamos abrindo inscrições para a Coletânea Brasil Fantástico em parceria com a Editora Draco. A comissão organizadora será formada por Clinton Davisson, Daniel Borba, Hugo Vera e Romeu Martins.

Os interessados em se inscrever devem mandar seus contos para coletaneabrasilfantastico@gmail.com com cópia de segurança para fafia7@gmail.com.A submissão deve ser mandada somente em versão eletrônica, formato rich textfile (.RTF).

Os participantes devem se inscrever com pseudônimo para manter a imparcialidade do julgamento.

Nossa deadline é 31 de março de 2012, uma vez que o objetivo primário é lançar a antologia na Fantasticon 2012, no início do segundo semestre do ano que vem.

Confirmaremos a recepção de cada trabalho submetido. Em caso de dúvida, não hesite em nos contatar.

Fixamos os limites das submissões entre 4.000 e 10.000 palavras. Isto não quer dizer, em absoluto, que submissões fora deste intervalo serão sumariamente rejeitadas. Se o trabalho submetido possuir qualidade literária e se enquadrar na temática proposta, essa qualidade pesará muito em nossa apreciação, ainda que o texto seja menor ou maior do que o limite proposto. No entanto, cumpre esclarecer de antemão que olharemos com mais simpatia trabalhos dentro do intervalo citado.

Os contos terão que se passar no Brasil em qualquer época ou talvez em alguma colônia espacial habitada por brasileiros, ou mesmo em algum lugar que tenha uma referência mínima de nossa pátria amada (Portugal é bem aceitável); terá que conter algum elemento ou elementos da mitologia nacional e, claro, algum elemento de fantasia e/ou, ficção científica e/ou terror. Mitologias que não são de origem nacional, mas tiveram repercussão notável no Brasil como A Loura do Banheiro, o Chupa-cabras ou a Cuca, serão considerados.

Se julgar necessário discutir determinada trama ou certa linha de enredo conosco, sinta-se à vontade.

**********

E aí? Interessou? Pode arregaçar as mangas, apontar os lápis, carregar as lapiseiras, ou, se preferir, sentar em frente a seu computador, e botar a cuca pra funcionar. Boa sorte a todos!

2 respostas para Brasil Fantástico: o CLFC ganhando fôlego novo!

  1. Daniel, acho muito interessante a reativação do Clube de Leitores de Ficção Científica. O Clube foi um marco importante no passado quando não havia Internet. Se esta reativação do site, como você diz, vier a se concretizar, me passa a reestreia que faço questão de divulgar e linkar no Contos Fantásticos.

  2. Oi Daniel, parabéns por assumir o CLFC. Já vi que alguns resultados já andam aparecendo, como a remodelação do site que estava péssimo. Espero que você possa, de fato, iniciar novos projetos através do CLFC, como a coletânea Brasil Fantástico.
    Acredito que vários leitores e escritores, como eu, gostariam de fazer parte do CLFC. Por favor, depois me dê maiores detalhes para uma possível adesão. Boa sorte e mais uma vez, Parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s