Universo Robô: Inteligências Artificiais

Conforme comentei aqui outro dia, estou participando de um novo projeto, a criação do selo Spartacus, vinculado à editora All Print.

A princípio, teremos três coletâneas lançadas com o selo Spartacus. A primeira delas, Universo Zumbi, já foi anunciada semana passada e será organizada pelo escritor Ademir Pascale, que aliás é o mentor da ideia toda.

A segunda coletânea tem esta capa maravilhosa que vocês estão vendo acima e será organizada por mim e Ademir Pascale. Será uma coletânea totalmente dedicada a robôs. Uma pequena homenagem que escolhi fazer ao escritor que me trouxe para a ficção científica, Isaac Asimov.

A palavra “robô” tem origem na palavra checa Robota, que significa “trabalho forçado”. Foi usada pela primeira vez numa peça de teatro, R.U.R.,  escrita por Karel Capek e apresentada pela primeira vez em 1921. Na peça, havia um autômato que era capaz de realizar qualquer tarefa no lugar de um humano. O termo ficou mais popular com Isaac Asimov, que definiu as Leis da Robótica e escreveu diversas histórias num universo onde os robôs sempre desempenharam importantes funções.

Desde então, os robôs são praticamente figuras obrigatórias em histórias de ficção científica ambientadas no futuro, seja para realizar trabalhos pesados, seja para auxiliar o homem a sair de situações perigosas ou simplesmente resolver problemas matemáticos. De simples autômatos pré-programados a seres avançados equipados com inteligência artificial, os robôs vem gradativamente deixando as páginas da ficção científica e começam a habitar o mundo real, fazendo parte do nosso cotidiano e transformando o nosso presente em futuro.

Em Universo Robô: Inteligências Artificiais, espero contar com a criatividade e inventividade dos nossos autores, e mostrar aos leitores até onde a tecnologia pode nos levar.

Em breve, colocaremos no ar o regulamento para Universo Zumbi e Univverso Robô, com prazos e regras de submissão. Mas as novidades não param por aí. Marcelo Bighetti, escritor e desenhista está preparando uma terceira coletânea (ainda surpresa!) para completar o tripé do selo Spartacus. Já podem botar as cabeças pra trabalhar!

2 respostas para Universo Robô: Inteligências Artificiais

  1. Sybylla disse:

    Isaac Asimov é também o escritor que me trouxe para o universo da FC e fico encantada com tudo o que ele escreveu e a forma simples de sua narrativa.

    Aliás, a capa é muito bonita, vou esperar ansiosamente.😀

    Abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s