O Fantasma do Apito

O escritor carioca Miguel Carqueija gentilmente me enviou um exemplar da novela O Fantasma do Apito, publicada em 2010 na Coleção Scarium Fantástica. Fiquei feliz por ter sido lembrado pelo autor, cuja noveleta Os Mistérios do Mundo Negro eu comentei recentemente.

O Fantasma do Apito é uma obra claramente dirigida ao público jovem, e suas noventa e seis páginas podem ser lidas numa única “sentada”. Trata-se de uma história de suspense com toques de literatura policial. Quase toda a ação é passada num internato fictício que funciona num castelo na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Lá chegam três novas alunas que, hostilizadas pelos demais alunos e funcionários do colégio, acabam se tornando amigas.  O clima de suspense já está presente desde o começo: a chegada das novas alunas no meio da noite, as tensões que são criadas, o ambiente escolar num castelo com ares de “mal-assombrado”. Logo após a chegada das jovens, ocorre o primeiro de uma série de assassinatos precedidos pelo silvar de um apito. Para investigar o crime, chega ao castelo a detetive Irina, que logo cria uma amizade com as três novas alunas. Mesmo gerando ciúmes e descontentamentos do pessoal da escola, a detetive aceita a ajuda das três jovens para desvendar os crimes.

Um detalhe interessante é que a história é passada numa realidade alternativa na qual o desenvolvimento tecnológico é um  pouco diferente do nosso. Por exemplo, carruagens e dirigíveis estão presentes num mundo moderno que ainda sofre com problemas de comunicação à distância. Há também uma série de organizações secretas lutando para controlar os destinos do mundo.

A novela é bem escrita e prende a atenção do leitor, com uma sucessão de eventos surpreendentes e um final inesperado. Há uma luta de tirar o fôlego no final entre uma das personagens e o tal fantasma do título. Mas lembrem-se: esta novela é dirigida ao público jovem. Sendo assim, tanto o desenrolar da trama quanto o desfecho são simples. o autor não se preocupa em elaborar demais o desfecho da história, apesar de deixar uma ponta enorme solta e pendurada, aguardando uma continuação. Mas isso faz de O Fantasma do Apito uma leitura leve e gostosa.

No final da novela, o leitor um pouco mais atento vai notar uma possível homenagem ao filme The Black Hole, cult de FC produzido em 1979. Não posso contar o que é, porque estragaria o final do livro. Bem, confesso que não perguntei ao autor se era mesmo uma homenagem, mas se foi, é mais um ponto para o autor.

O Fantasma do Apito é para ser lido sem preocupações, um divertimento garantido. Quem estiver interessado pode dar uma conferida aqui nesse link para adquirir o livro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s