Astronomia pra quem gosta de acordar cedo… ou dormir tarde…

Tanto tempo que não dou as caras por aqui! Como justificativas de nada valem, e o importante mesmo é agir, aí vamos nós.

Eu gostaria muito de escrever sobre o Bóson de Higgs, a tal “partícula de Deus” que anda sacudindo a comunidade científica e as listas de discussão onde um monte de gente que não sabe nada quer dar uma de sabichão. Ao invés disso, vou desviar a atenção para um espetáculo bem mais simples de ser observado. E justamente por ser tão simples, acaba sendo tão belo.

Pelos próximos dias, os objetos celestes mais próximos de nós devem proporcionar uma linda visão para aqueles que se aventurarem a levantar bem cedo. Ou dormir bem tarde, que é o que eu prefiro…:)

Olhando na direção em que o Sol nasce, lá pelas 4:30 ou 5:00, Vênus e Júpiter, os dois planetas mais brilhantes do nosso céu, estarão aguardando o raiar do dia de forma majestosa. O espetáculo é lindo, e chama a atenção. É impossível não notar, ainda mais quem mora em cidade grande e tem poucas estrelas visíveis no céus. Vênus é o ponto mais brilhante, Júpiter um pouco menos.

Essa visão persiste por um bom tempinho ainda, mas amanhã, notem bem AMANHÃ, Vênus e Júpiter ganham uma companheira de espetáculo. A estrela Aldebaran, a mais brilhante da constelação de Taurus, vai se alinhar com os dois planetas numa linha quase perfeitamente reta. É fácil distinguir os três astros: Júpiter estará acima BEM brilhante, Vênus logo abaixo ainda MAIS brilhante, e Aldebaran será o pontinho avermelhado que se alinha logo abaixo. Acreditem em mim, vai valer o sacrifício de acordar cedo.

A coisa fica ainda mais bela no próximo dia 9, quando Vênus e Aldebaran vão estar praticamente colados um ao outro no céu. Júpiter continuará soberano, um pouco acima do par estrela-planeta.

E se você pensa que acabou, está enganado. No dia 15, sabe quem aparece? A Lua!

Nosso satélite se une a Vênus e Júpiter num espetáculo de tirar o fôlego. Ela estará em sua fase crescente, formando um triângulo com os dois planetas. A visão vai ficar ainda mais bela porque a porção da Lua que normalmente fica escura durante o crescente estará iluminada pela luz que a Terra reflete do Sol. De novo: vale a pena!

Durante todo esse período, quem tiver um horizonte bem limpo na direção leste (não deve ser o meu caso), ainda vai conseguir observar a constelação de Órion, o caçador. Nele, as famosas “Três Marias” dão um toque especial à cena. Aproveitem porque logo logo Órion se esconde atrás do Sol e fica uns 3 ou 4 meses sumido do céu.

Então é isso, pessoal. Anotem as datas:

  • 7/7: Vênus, Júpiter e Aldebaran alinhados no céu antes do Sol nascer;
  • 9/7: Vênus e Aldebaran bem próximos;
  • 15/7: Lua crescente, Júpiter e Vênus aguardando o dia raiar.

Vejam abaixo uma imagem simulada de como o céu vai se apresentar no dia 15 por volta das 5 da manhã. Cliquem na foto para ampliar a foto e identificar os astros.

5 respostas para Astronomia pra quem gosta de acordar cedo… ou dormir tarde…

  1. Jonas disse:

    Muito tri! Espero que o tempo esteja melhor nos próximos dias, e que eu não esqueça. :p
    Obrigado por avisar. Ótimo post. ^^

    ps: tu colocou as datas no final do post todas como ” /9 “, é agora em julho, certo?

  2. mynameisnando disse:

    Acordei hoje cedinho, peguei meu tele e mirei para aquela maravilha no céu. Vênus (fase crescente). Logo mirei pra Júpiter e consegui ver quatros de suas luas. Um show fantástico, espero sempre conseguir acordar nesse horário.

  3. Ivani Teresinha Biavati disse:

    já tenho visto vênus e júpiter, hoje eu vi aldebaran tb! já tô esperando o dia de ver a lua juntinho! adorei seu blog!

  4. Olá, parei no seu blog por acaso, ao pesquisar sobre os planetas que tenho visto no céu nos últimos dias. O espetáculo tem sido realmente belo e todos os dias quando saio para trabalhar, aproveito para contemplar o céu. Sou astróloga e acho tudo isso fascinante!!

    Um grande abraço, parabéns pelo seu blog!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s