Estranhas Invenções

Lançado na Odisseia de Literatura Fantástica em Porto Alegre, em abril de 2012, Estranhas Invenções é uma antologia organizada por Ademir Pascale e composta por dez contos.

Tive o privilégio de participar deste livro após um convite do organizador, cuja proposta inicial era que cada autor escrevesse sobre uma invenção qualquer. A ideia era que cada um dos autores se tornasse um inventor, criando as mais estranhas invenções. Apaixonado pelo espaço e por viagens espaciais como eu sou, aproveitei para criar um aparelho que pudesse fazer o Homem viajar às estrelas. Era um dispositivo capaz de apontar para determinada região do céu e, com algumas aplicações físicas, dobrar o espaço-tempo, de modo a levar o usuário a distância interestelares. Essa é a base do meu conto A Ponte para o Infinito.

Não posso julgar o meu conto, mas posso falar do restante do livro, que tem uma apresentação muito bacana, excelente diagramação e muitos contos bacanas. Toda a apresentação do livro é voltada à figura de Leonardo da Vinci. O organizador Ademir Pascale tentou fazer uma homenagem a esse gênio da Renascença, apesar de que os contos destoam um pouco dessa ideia geral, já que as invenções apresentadas no livro pouco têm a ver com o que se esperaria dos rascunhos e projetos deixados por Da Vinci.

Mas isso de maneira nenhuma tira o valor do livro que garante uma leitura agradável e descontraída, com boas surpresas.

Os demais participantes do livro são:

  • Tibor Moricz: Tempus Fugit, uma aventura contada em ritmo frenético sobre dois cientistas que tentam a todo custo criar uma máquina do tempo.
  • Ana Lúcia Merege: A Incrível Máquina de Micawber, conto divertido no qual um grupo de amigos descobre uma máquina capaz de revelar coisas muito interessantes (não vou contar aqui…:D)
  • Miguel Carqueija: A Tempolaramina, mais um conto que brinca com viagens no tempo. De maneira muito bem humorada e divertida, diga-se de passagem.
  • Cesar Alcázar: Na Solidão de Phobos, conto muito interessante mostrando o que se passa na cabeça de um homem abandonado numa estação espacial em órbita de Marte.
  • Maurício Montenegro: O Terceiro Nível, uma história sobre realidades paralelas e diferentes universos, nos fazendo questionar o que é real.
  • Alícia Azevedo: Anastasis, em que a autora traz à tona o eterno desejo do ser humano de trazer de volta os mortos.
  • Ademir Pascale: Apenas um Botão, que nos mostra um jovem idealista, cujo maior anseio é ajudar a humanidade, mas acaba se perdendo dentro de seu prórpio sonho.
  • Jorge Luiz Calife: Uma Pequena Questão de Tempo, que traz a repórter Luciana Villares, personagem da trilogia Padrões de Contato, do mesmo autor, numa aventura pelo tempo e espaço.
  • Marcelo Bighetti: A Fuga, onde um jovem aparentemente normal mostra uma capacidade extraordinária para aprender e progredir, até se tornar algo além da capacidade humana de compreensão.

Quem quiser saber mais sobre o livro, ou adquirir um exemplar, pode conferir o site da Editora Ornitorrinco.

2 respostas para Estranhas Invenções

  1. Roberto Belli disse:

    Li e gostei dos contos. Recomendo.

    • Robério Vallis disse:

      Contos bem escritos e criativos. Uma pena não haver muita divulgação desse livro na mídia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s