Trilhas do Tempo

TT_Capa

A Devir Livraria está preparando o lançamento de Trilhas do Tempo, novo livro de Jorge Luiz Calife, autor do excelente Padrões de Contato.

Abaixo, o material divulgado pela editora:

TRILHAS DO TEMPO

Jorge Luiz Calife

Devir Lança Livro de Contos do Mestre Brasileiro da Ficção Científica

Título: Trilhas do Tempo

Autor: Jorge Luiz Calife
Editora: Devir Livraria, Selo Pulsar
Arte de capa: Vagner Vargas
Número de páginas: 176.
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 29,50
ISBN: 978-857532-519-3

Uma reunião de narrativas deslumbrantes, de uma sensualidade bem brasileira e repletas daquele sentido do maravilhoso que apenas a melhor ficção científica pode oferecer

Jorge Luiz Calife ascendeu ao mapa da ficção científica mundial em 1985 com o agradecimento de Arthur C. Clarke às suas sugestões para a continuação de 2001: Uma Odisséia no Espaço, tornadas concretas com o romance 2010: Uma Odisséia no Espaço II: “Agradeço ao Sr. Jorge Luiz Calife, do Rio de Janeiro, por uma carta que me fez pensar seriamente numa possível continuação [de 2001: Uma Odisséia no Espaço].”

Isso abriu as portas também para que ele fosse publicado no Brasil com os três romances da trilogia “Padrões de Contato”, composta de Padrões de Contato, Horizonte de Eventos e Linha  Terminal, relançados pela Devir em um único volume em 2009. A mesma série de narrativas ambientadas no que Calife chamou de “Universo da Tríade” foi ampliada em 2011 com o romance Angela entre dois Mundos, cronologicamente anterior à trilogia. Além disso, na década de 1980 Calife passou a aparecer em revista de circulação nacional, como Playboy, Manchete, EleEla e Isaac Asimov Magazine, fazendo muito pela promoção da ideia de que a ficção científica escrita por brasileiros era uma realidade. Sua carreira é uma das mais longas e prolíficas dentro da nossa ficção científica.

Trilhas do Tempo é o segundo livro de contos de Calife — o primeiro publicado pela Devir, que com ele reúne pela primeira vez os contos impressos naquelas revistas nos anos oitenta, com destaque para histórias que combinam com sensibilidade, erotismo e ficção científica. O livro traz ainda uma narrativa inédita — a novela “A Estrela e o Golfinho”—, que faz a ponte entre Angela entre dois Mundos e a Trilogia Padrões de Contato. Também pela primeira vez, Trilhas do Tempo inclui uma cronologia detalhando os principais fatos e narrativas do Universo da Tríade.

Completando esta edição histórica da Devir, a introdução de Clinton Davisson, o atual presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica, faz um apanhado da carreira de Jorge Luiz Calife e relata como foi crescer em uma época em que Calife era o representante número 1 da ficção científica brasileira, com um impacto único da cultura popular do país.

Sobre o Autor:

Jorge Luiz Calife é um dos nossos melhores escritores de ficção científica, considerado o “pai da ficção científica hard brasileira” — aquela em que a tecnologia e conceitos científicos são mais importantes —, pelo pioneirismo da sua trilogia “Padrões de Contato”, relançada pela Devir em 2009 num único volume.

Calife ajudou a divulgar a ideia de uma FC brasileira publicando em revistas de circulação nacional, como EleEla, Playboy, Isaac Asimov Magazine e Manchete — onde saiu seu conto “2002”, que impressionou Arthur C. Clarke e o motivou a escrever uma sequência — antes não admitida por ele —, ao seu clássico 2001: Uma Odisséia no Espaço.

Contos de Calife apareceram também em Portugal e na revista francesa Antarès — Science Fiction et Fantastique sans Frontieres. No Brasil, também publicou na revista Quark e nas antologias Dinossauria Tropicália (1994), Como Era Gostosa a Minha Alienígena! (2003), Histórias de Ficção Científica (2005), Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica (2007), Contos Imediatos (2009), Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica: Fronteiras (2009) e Space Opera: Odisseias Fantásticas além da Fronteira Final (2011).
Algumas de suas histórias dentro do Universo da Tríade, ao qual pertence Angela entre dois Mundos e a trilogia “Padrões de Contato”, estão em As Sereias do Espaço (2001).

Jornalista e divulgador científico, também publicou Espaçonaves Tripuladas — com Cláudio Oliveira Egalon e Reginaldo Miranda Júnior (2000) — e Como os Astronautas Vão ao Banheiro? e Outras Questões Perdidas no Espaço (2003). Vive em Pinheiral, interior do Rio de Janeiro e escreve sobre cultura para o Diário do Vale.

Repercussões de outros livros do autor:

“Um brasileiro imaginativo, bem informado e irreverente, capaz de lidar com a ficção científica tão bem quanto os melhores autores estrangeiros do gênero.”
—Miriam Paglia Costa, Veja.

“[A Trilogia Padrões de Contato] é um marco da sci fi brasileira e precursora do gênero new space opera.”
—Arnaldo Bloch, O Globo.

“A obra mostra a origem de Angela Dunca, uma imortal e personagem principal da trilogia Padrões de Contato … Cheio de ação, aventura e muita ficção, Angela entre dois Mundos é uma excelente mostra do trabalho do autor, uma importante peça que ajudou na concretização da ficção científica brasileira.
Sci-Fi News.

“Um dos méritos deste novo romance é que ele não se limita a reconstituir os eventos que precederam a Trilogia Padrões de Contato. Longe de uma perspectiva puramente romanesca, Jorge Luiz Calife amplifica aqui sua visão de uma galáxia dedicada a se tornar o crisol de múltiplas civilizações, ao mesmo tempo em que a relaciona aos problemas de nosso tempo. Angela entre dois Mundos implicitamente faz parte de uma história do futuro comparável àquelas de Robert Heinlein, Poul Anderson ou Olaf Stapledon. (…) No âmbito da ficção científica brasileira, é um dos raros autores capazes de apaixonar seus leitores conjugando ciência e filosofia.”
—Jean-Pierre Moumon, editor de Jorge Luiz Calife na revista francesa Antarès.

“Fiel à ficção científica hard de Arthur C. Clarke, Calife brinda o leitor de Angela Entre Dois Mundoscom a narrativa da adolescência e do início da idade adulta de Angela Duncan, protagonista da Trilogia Padrões de Contato. Quem curtiu os enredos, tramas e ambientes futuristas da trilogia, vai querer saber o que fez a jovem Angela pré-Tríade se tornar quem é.”
—Gerson Lodi-Ribeiro, autor de Taikodom: Crônicas e Xochiquetzal.

Escrever ficção científica exige de um autor mais que facilidade de escrita. Neste caso é preciso criatividade, tanto na criação de personagens quanto desenvolvimento de diálogos, além de boa formação cultural. Jorge Luiz Calife dispõe de tudo isso… Num estilo refinado, com inegável influência de Arthur C. Clarke… Calife tem tudo para se transformar no grande autor desse gênero no Brasil. Seu conhecimento de ciência, como um dos principais autores de divulgação, dá a ele credenciais mais que suficientes…”
—Ulisses Capozzoli, editor da Scientific American Brasil.

“Se o relançamento da trilogia em 2009 tornou possível a reavaliação histórica e a importância surpreendentemente atual da obra neste início de século XXI, Angela entre dois Mundos nos ajuda a compreender melhor as motivações iniciais de Calife para a criação do universo ficcional mais elaborado e significativo da história recente de nossa FC. Coloca em primeiro plano, a gestação das primeiras ideias, através da figura bela e precoce de Angela Duncan, uma das personagens mais marcantes da ficção científica brasileira.”
—Marcello Simão Branco, co-autor do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica.

Devir Livraria: “Líder em ficção científica
Rua Teodureto Souto, 624 – Cambuci – São Paulo-SP, CEP 01539-000
Fone: (11) 2127-8787
Mais informações: luzia@devir.com.br
Visite o nosso site:  http://www.devir.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s