Encontro com o Destino

encontro-com-o-destinoEncontro com o Destino, do francês Jean-Pierre Laigle, foi lançado sem muito alarde em 2012 pela Devir Livraria. A noveleta faz parte do selo Asas do Vento de livros de bolso, que já trouxe algumas pequenas obras-primas, como comentei outras vezes.

É uma pena que não se tenha falado mais desse livrinho. Trata-se de uma ficção científica hard, do tipo que não se vê muito por aqui, com uma história que envolve intrigas, política e combates espaciais. O ritmo da aventura é muito bom, envolvendo o leitor aos poucos mas de maneira constante.

A história usa um conceito que eu acho fascinante e que pode render excelentes histórias, se bem trabalhado: uma nave de gerações A gigantesca Arca I está a caminho da estrela Alpha Serpentis, tendo deixado a Terra séculos atrás, nos primeiros passos da colonização espacial. A viagem sofre uma interrupção quando a Arca I é alcançada por uma espaçonave militar enviada pelo Monopólio Corporativista que assumiu o controle da Terra durante o período em que a Arca I estava no espaço. O argumento usado pelos militares é de que a Arca I carrega uma preciosa carga de animais e plantas que serviria para criar um mundo habitável, mas do qual a Terra agora precisa para recompor seu ecossistema que está à beira do colapso.

O debate entre as duas naves se torna intenso, com visitas diplomáticas de ambas as partes, jogos de interesses e intrigas políticas entre os que são a favor e contra o retorno da Arca I à Terra sem completar sua missão. O autor cria uma questão muito bem elaborada a respeito das diferenças culturais entre as duas tripulações. Não são apenas os interesses que divergem, mas a cultura e o comportamento de duas tripulações separadas por séculos de isolamento trazem um tom interessante à trama. Talvez esse seja o aspecto mais importante da obra.

Como se espera numa aventura espacial, há combates e sequências um pouco mais aceleradas que prendem a atenção do leitor, mas, mesmo nos debates políticos, várias alternativas são apresentadas a cada novo capítulo, criando uma atmosfera de suspense.

Encontro com o Destino, informa a nota no final do volume, tem sua primeira publicação mundial nesta edição da Devir, sendo um prólogo de outras aventuras num futuro distante, já publicados pelo autor em outros países. Vale muito a leitura, não só pela qualidade da história, mas também por se tratar de um autor fora do eixo EUA-Reino Unido, o que não é uma coisa muito comum de se ver por aqui.

Título: Encontro com o Destino
Autor: Jean-Pierre Laigle
Total de páginas: 128
Editora: Devir Livraria
ISBN: 978-85-7532-498-1

2 respostas para Encontro com o Destino

  1. Roberto Causo disse:

    Oi, Daniel. Muito legal a sua resenha, fico muito agradecido, já que ela trata dos pontos principais da novela de Jean-Pierre Laigle e dos méritos da sua publicação no Brasil. Deixa só eu lembrar que a tradução foi feita com grande competência pelo casal Humberto Moura Neto & Martha Argel, e que a capa é outro trabalho de grande qualidade de Vagner Vargas. No momento a Devir está analisando as possibilidades de publicação de uma seqüência de “Encontro com o Destino”. E se você não se importa, eu já deixo um link para a compra do livro, se algum dos seus leitores se interessar: http://loja.devir.com.br/literatura/ficcao-cientifica/encontro-com-o-destino.html

    • I just want to add that this novel never appeared in french, but several sequels are available in french in the Canadian magazine Solaris. I have also written an essay on the theme of this novel: multigenerational spaceships.
      It is the pilot of my future history.
      J.P. Laigle

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s