Fragmentos

fragmentos

Fragmentos, de Ricardo Guilherme dos Santos, publicação de 2012 pelo selo Vésper da Giz Editorial, é uma coleção de textos do autor que vão desde contos e poemas inéditos até postagens em blogs, reflexões pessoais e um trabalho acadêmico.

O que logo me chamou a atenção, quando recebi minha cópia autografada de Fragmentos foi a bela capa de Walter Tierno e o agradecimento que o autor faz a Kyanja Lee, figura simpaticíssima que conheci na Odisseia de Literatura Fantástica no ano passado em Porto Alegre. São dois pontos positivos, gente competente participando do processo de criação do livro.

O livro é composto por duas partes: “Textos Diversos” e “O Ritmo das Narrativas”, sendo esta última seu trabalho de conclusão de curso para uma pós-graduação em literatura, que não vou comentar aqui, uma vez que se trata mesmo de um trabalho acadêmico. Confesso que não o li por completo, mas apenas o resumo, alguns trechos e a conclusão. Não tem a ver com a qualidade do texto, mas isso é o que eu faço com a maioria dos trabalhos acadêmicos e artigos que leio.

Ai vai um pequeno apanhado sobre o que mais me agradou no livro:

  • o conto A Pequena Xamã, história de uma garotinha convocada para ajudar a salvar os animais, mesclada com um pouco de folclore brasileiro agrada pela simplicidade e pela mensagem final
  • o conto Sedução, uma ficção científica muito interessante sobre imvasão extraterrestre (provavelmente o texto que mais gostei no livro)
  • Sansão, uma espécie de Toy Story do mal. Um terror/policial que chega a causar alguns arrepios
  • os poemas Fragmentos, Vento, Teus Olhos e Ponto Final. São poemas curtos, não sei como comentar, só se reproduzir um deles aqui, mas gostei… vão ter que ler o livro.

Fazendo uma análise geral de Fragmentos, fica evidente que o autor é apaixonado por literatura em todas as suas formas. O conjunto de textos apresentados, assim como o título do livro indica, mostra “fragmentos” de suas ideias e pensamentos. O livro é agradável justamente por deixar transparecer que o autor escreve seus textos com o coração. No geral, o trabalho é de boa qualidade, mostrando uma preocupação do autor com o resultado final de seu trabalho e trazendo, como lemos na apresentação do livro, a harmonia no caos.

Fragmentos é uma obra interessante, de um autor ainda desconhecido do público, mas que me parece ter potencial para trabalhos mais audaciosos.

O livro pode ser adquirido aqui.

Título: Fragmentos
Autor: Ricardo Guilherme dos Santos
Editora: Giz Editorial (Selo Vésper)
Total de páginas: 147
ISBN: 978-85-7855-170-4

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s