The Hunger Games / Jogos Vorazes

Semana passada, eu li The Hunger Games, livro de Suzanne Collins que foi recentemente lançado aqui no Brasil com o título de Jogos Vorazes, e cuja adaptação às telonas deve sair em março de 2012.

As recomendações que recebi antes de ler esse livro foram entusiásticas e incluíam: “um dos melhores livros que já li!”, “não conseguia desgrudar os olhos do livro!” e “se você ler o primeiro livro, vai ficar desesperado para ler as continuações!”

Claro que com todo esse “auê”, eu estava animado e cheio de expectativas para o livro. E devo admitir, o livro é MUITO BOM!

Trata-se de uma espécie de ficção científica distópica dirigida ao público infanto-juvenil, com fortes críticas à sociedade atual, ligada em tv e reality shows.

A história é passada num futuro indeterminado, no território que já foi conhecido como “América do Norte”, mas que hoje é uma nação gigante chamada Panem. Essa nação é formada por uma Capital e doze distritos que a cercam. A Capital é a região mais rica e próspera, há indícios de alta tecnologia e a população vive com luxo e conforto. Os doze distritos que a cercam são regiões pobres, vivendo de maneira praticamente medieval, tendo seu trabalho pouco valorizado e as riquezas naturais sendo transferidas diretamente à Capital.

Como “castigo” por uma revolta mal sucedida, os governantes de Panem determinaram que, todos os anos, cada um dos doze distritos deve enviar um rapaz e uma moça à Capital para participarem dos Jogos Vorazes (Hunger Games). Esses jogos são nada mais nada menos que uma mistura de reality show, sobrevivência na selva e lutas de gladiadores. Ao todo são vinte e quatro jovens que vão lutar até a morte, o tempo que for necessário. Os jovens são lançados numa arena gigante, ao ar livre, com florestas, rios e lagos, e devem simplesmente “sobreviver”, enfrentando-se uns aos outros e superando as dificuldades que a natureza venha a lhes apresentar. Perder significa a morte, vencer significa riqueza e  melhores condições para o seu próprio distrito. Tudo isso é transmitido pela televisão para o país inteiro.

The Hunger Games conta a história de Katniss Everdeen, uma jovem de dezesseis anos que se vê obrigada a participar dos jogos para evitar uma desgraça na sua família.

O livro tem um ritmo frenético. Como o objetivo dos jogos é simplesmente “matar uns aos outros”, os jovens não podem relaxar um minuto sequer. Toda a narrativa é feita em primeira pessoa, e a autora consegue transmitir com muita habilidade a tensão que os personagens sentem. O suspense é contínuo e realmente é quase impossível deixar o livro de lado. Há momentos fortes e violentos. O momento em que Katniss ouve à distância uma outra garota sendo assassinada, ou a sequência em que ela consegue pegar um arco e algumas flechas são angustiantes. Os poucos momentos em que ela pode descansar são sempre “assombrados” pelo que pode acontecer no parágrafo seguinte. O leitor sente medo e cansaço junto com os personagens.

A sequência final, que traz uma luta em campo aberto e uma série de reviravoltas muito bem pensadas pela autora, é uma das melhores narrativas que eu já li.

Recomendo fortemente a leitura.

Já comecei a continuação, Catching Fire, traduzido por aqui como Em Chamas. Se for bom como dizem, volto a comentar por aqui…;)

 

Uma resposta para The Hunger Games / Jogos Vorazes

  1. Leo Carneiro disse:

    Concordo que os livros são muito bons, a historia prende o leitor e sempre deixa um gostinho de quero mais no final de cada capitulo. Na minha opiniao a personagem principal poderia ser um pouco mais carismatica. No geral vc fica torcendo por ela pq de certa forma a revoluçao que ela inicia vem com a promessa de que mudara toda a politica corrupta do Capitol. Ela poderia ser um pouco mais decidida e sair um pouco de cima do muro. Livro rico em detalhes, vc realmente se transporta pra cada lugar descrito nele. Fazia tempo que nao lia um livro assim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s