Contos do Sul

contosdosul

Li no começo deste ano este livrinho, ao mesmo tempo charmoso e aterrorizante, da escritora gaúcha Simone Saueressig.

A quarta capa diz que “é uma coletânea de contos fantásticos de fundo folclórico… A Iara, o Lobisomem, a Mula Sem Cabeça, o Diabo e o Saci se reúnem nestas páginas para oferecer aos leitores cinco histórias fantásticas repletas de Brasil.”

O livro faz alusão à obra do escritor gaúcho Simões Lopes Neto (1865-1916), em especial Contos Gauchescos (1912) e Lendas do Sul (1913).

Com exceção do Diabo, todas as figuras folclóricas representadas neste volume são tipicamente brasileiras, e a escritora faz um trabalho excelente em representá-las da maneira mais assustadora possível. Esqueçam o lado romântico de cada uma das lendas. Em Contos do Sul, elas aparecem assutadoras e mortais. Os finais não são felizes e podem gerar pesadelos aos mais desavisados.

O livro é curtinho e pode ser lido numa única sentada. Não vou comentar todos os cinco contos, pelo simples motivo de que curti muito ir descobrindo, a cada virar de páginas, pistas que me fariam entender qual era o folclore envolvido. Em alguns deles, só vamos saber no final do conto qual é o monstro da vez. Acho que é justo manter a surpresa para os futuros leitores.

A exceção é o conto O Saci, que não faz mistério nenhum quanto ao tema e é, na minha modesta opinião, o melhor de todos. De todos os pequenos detalhes que fazem deste conto uma obra-prima, o que mais me chamou a atenção foi a menção do Saci preso numa garrafa. Coisa que eu não via desde criança, quando assistia o Sítio do Pica-Pau AmareloO Saci começa com um circo chegando a uma pequena cidade do interior, atraindo a atenção de todas as crianças das redondezas. Um menino, apaixonado pela equilibrista do circo, decide que, para ganhar um beijo, vale mexer com o pequeno monstro que o avô tem guardado no fundo de um galpão. Sem dúvida, esse foi o Saci mais assustador que eu já vi.

Contos do Sul é um livro exemplar. Simples, gostoso de ler, e muito, mas MUITO bem escrito. Simone Saueressig dá um verdadeiro espetáculo ao provar que, em matéria de histórias de terror, nossa cultura não perde para ninguém. Na dedicatória que ela escreveu em meu exemplar, lemos: “espero que te faça bater forte o coração”. Na época, não acreditei que isso pudesse acontecer. Hoje me vejo forçado a rever minha posição.

O livro pode ser adquirido no site da autora, o Porteira da Fantasia.

Título: Contos do Sul
Autora: Simone Saueressig
Total de páginas: 96
ISBN: 978-85-913198-0-0

Uma resposta para Contos do Sul

  1. Puxa, Daniel, muito obrigada pela resenha! E que bom que você gostou do Saci. Particularmente, gosto muito dele! Um grande abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s